Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/420
Título: Análise morfofuncional do sistema estomatognático em usuários de prótese total convencional: revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Moura, Sinara Rebeca Sa
Palavras-chave: Análise morfofuncional
Próteses dentárias
Dentaduras
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: MOURA, Sinara Rebeca Sá. Análise morfofuncional do sistema estomatognático em usuários de prótese total convencional: revisão de literatura. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A perda dentária modifica o sistema estomatognático devido à modificação de parte do esqueleto facial, associado à perda de osso alveolar e resposta neuromuscular, dificultando a realização das suas funções. As próteses dentárias retratam a possibilidade de melhora na realização dessas funções, porém a adaptação das próteses requer cuidados, uma vez que a modificação morfofuncional pode dificultar a acomodação e estabilidade, principalmente nos casos de próteses dentárias totais. Esta revisão visou compilar e analisar artigos científicos sobre a análise morfofuncional em usuários de próteses totais convencionais, sendo realizada uma busca integrativa nas bases de dados: PUBMED e EBSCO, cobrindo um período de 2008 a 2020. Após os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 04 estudos para compilação dessa revisão. Pacientes que usam próteses dentárias removíveis apresentam uma diminuição na eficiência mastigatória, alterações na fala e mudanças no corte dos alimentos. A terapia fonoaudiológica pode ajudar e contribuir na adaptação dessas novas próteses dentárias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/420
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SINARA REBECA SÁ MOURA_TCC.pdf272,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.