Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/415
Título: Hiperplasia gengival medicamentosa associada ao uso de risperidona na infância: relato de caso clínico
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Almeida, Marilia Guerreiro de
Souza, Midiele Alves de
Palavras-chave: Gengivectomia
Hiperplasia gengival
Risperidona
Data do documento: 28-Mai-2020
Citação: ALMEIDA, Marília Guerreiro de; SOUZA, Midiele Alves de. Hiperplasia gengival medicamentosa associada ao uso de risperidona na infância: relato de caso clínico. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A hiperplasia gengival medicamentosa é um aumento exagerado do tecido gengival, tendo sido relatada em pacientes tratados com drogas anticonvulsivantes e antipsicóticos, e geralmente está associada à presença de placa bacteriana, inflamação gengival e predisposição genética e é considerada um dos fatores que podem proporcionar resultados estéticos desfavoráveis e prejudicar a saúde periodontal. Esse trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico de gengivectomia realizada na disciplina de Clínica Infantil do Centro Universitário Fametro, com o procedimento realizado no segmento dos dentes inferiores anteriores em um paciente de 11 anos que apresentava Hiperplasia Gengival Medicinal concomitante ao uso de Risperidona na infância. Foram realizados exames clínicos, periodontais e radiográficos, nos quais não se observou perda óssea e, portanto, após terapia periodontal básica, foi realizada uma técnica cirúrgica de gengivectomia para remover o tecido hiperplásico e aumentar a coroa clínica dos dentes anteriores inferiores. A paciente foi subsequentemente acompanhada por três meses para manutenção periodontal e instruções de higiene bucal e após 14 dias o resultado foi satisfatório, no entanto, após o 1o trimestre, observou-se que o paciente apresentava dificuldade em higiene bucal, propiciando a recorrência de uma pequena porção do tecido gengival. Percebeu-se que a hiperplasia gengival medicamentosa pode ser diretamente associada ao acúmulo de biofilme bacteriano, e os medicamentos podem contribuir quanto à resposta inflamatória. Desse modo é fundamental que os pais das crianças com necessidades especiais sejam instruídos quanto às melhores formas de controlar a placa bacteriana para evitar problemas de maior gravidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/415
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA GUERREIRO DE ALMEIDA e MIDIELE ALVES DE SOUZA_TCC.pdf693,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.