Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/410
Título: A importância do cirurgião-dentista na UTI: revisão de literatura
Autor(es): Carvalho, Paulo Andre Gonçalves de
Barbosa, Lucivanda Soares
Silva, Maria das Graças da
Palavras-chave: Odontologia hospitalar
UTI
Unidade de terapia intensiva
Pneumonia nosocomial
Candidíase oral
Data do documento: 4-Jun-2020
Citação: BARBOSA, Lucivanda Soares; SILVA, Maria das Graças da. A importância do cirurgião-dentista na UTI: revisão de literatura. 2020. 19f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A inserção do cirurgião-dentista na unidade de terapia intensiva contribui efetivamente na recuperação do paciente sistematicamente comprometido. O objetivo deste estudo é destacar a relevância do cirurgião dentista em ambiente de UTI. Realizou-se buscas nas bases de dados Ebsco, Scielo e Pubmed. De acordo com os estudos selecionados, a prática de higiene oral em pacientes internados em UTI ainda é deficiente, tanto pela falta da equipe odontológica em compor a equipe multidisciplinar como pela incapacidade dos pacientes em realizá-la adequadamente. Dessa forma a presença do cirurgião-dentista na Unidade de Terapia Intensiva, resulta na redução de pneumonia associada a ventilação mecânica e reduz o tempo de internamento do paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/410
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIVANDA SOARES BARBOSA MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA_TCC.pdf712,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.