Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/407
Título: Os beneficíos da viscossuplementação com ácido hialurônico no tratamento das desordens internas das articulações temporomandibulares: revisão de literatura
Autor(es): Machado, Kadidja Claudia Maia e
Moura, Sabrina do Nascimento
Santos, Luana Dayana Aguiar
Palavras-chave: Viscossuplementação
Ácido hialurônico
Transtornos da articulação temporomandibular
Dor facial
Injeções intra-articulares
Data do documento: 29-Mai-2020
Citação: MOURA, Sabrina do Nascimento; SANTOS, Luana Dayana Aguiar. Os beneficíos da viscossuplementação com ácido hialurônico no tratamento das desordens internas das articulações temporomandibulares: revisão de literatura. 2020. 37f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Articulação temporomandibular (ATM) é considerada a mais complexa das articulações do corpo humano, que liga a mandíbula ao crânio. Quando a ATM não consegue realizar seu trabalho corretamente pode acarretar alterações estruturais e funcionais da ATM, sinal de uma Disfunção Temporomandibular (DTM). A viscossuplementação da ATM é uma técnica minimamente invasiva, que consiste na injeção intra-articular de Hialurônico de Sódio (AH), a fim de eliminar ou diminuir sinais e sintomas das DTMs. Este estudo teve como objetivo rever na literatura o uso da viscossuplementação com AH na melhoria dos sintomas das DTM. Como estratégia de busca, foram utilizados os portais eletrônicos Pubmed e Scielo para pesquisa. Foram incluídos artigos que relacionavam o uso da viscossuplementação, injeção intra-articular de ácido hialurônico como tratamento das desordens temporomandibular, bruxismos, casos clínicos, revisões sistemáticas, revisões de literatura e relatos de casos. Foram excluídas duplicatas, aqueles que não abordavam o assunto e os que não estavam disponíveis para leitura completa. Foram selecionados 52 artigos, do período de 2000 a 2018. A viscossuplementação com AH nas DTM pode ser considerada uma medida terapêutica eficiente no restabelecimento funcional da ATM, a curto e médio prazo, por melhorar a biomecânica da ATM, uma vez que funciona como uma substância de preenchimento e redutor de atrito.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/407
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA DAYANA AGUIAR SANTOS SABRINA DO NASCIMENTO MOURA_TCC.pdf748,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.