Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/406
Título: Síndrome de Stevens-Johnson: uma revisão de literatura
Autor(es): Carvalho, Paulo Andre Gonçalves de
Ferreira, Livia Moura
Palavras-chave: Síndrome de Stevens-Johnson
Necrólise epidérmica tóxica
Eritema multiforme
Sistema imune
Fármacos
Data do documento: 4-Jun-2020
Citação: FERREIRA, Lívia Moura. Síndrome de Stevens-Johnson: uma revisão de literatura. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) é caracterizada por graves reações medicamentosas e pouco frequentes. A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) e o Eritema Multiforme (EM) fazem parte deste grupo de estudo, sendo consideradas variações da mesma doença, porém, se diferenciando uma da outra, através da percentagem do descolamento da superfície corporal envolvida. São caracterizadas por reações mucocutâneas potencialmente fatais que resultam de hipersensibilidade medicamentosa. A lista de fármacos que mais comumente implicam no desenvolvimento da SSJ e NET inclui diversos grupos farmacológicos como: antibióticos, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios não-esteroides e antirretrovirais. A revisão bibliográfica foi feita através de uma pesquisa das bases de dados. O objetivo desse estudo é mostrar que cirurgião-dentista (CD) deve ter conhecimento de situações que envolvem um paciente com SSJ, principalmente para auxílio de um diagnóstico preciso.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/406
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍVIA MOURA FERREIRA_TCC.pdf235,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.