Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/403
Título: Correlação entre postura corporal e disfunção temporomandibular: revisão de literatura
Autor(es): Machado, Kadidja Claudia Maia e
Carvalho, Danielle dos Santos
Carvalho, Yuri Mendes Bueno de
Palavras-chave: Transtornos da articulação temporomandibular
Articulação temporomandibular
Postura corporal
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: CARVALHO, Danielle dos Santos; CARVALHO, Yuri Mendes Bueno de. Correlação entre postura corporal e disfunção temporomandibular: revisão de literatura. 2020. 41f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A correlação entre disfunção temporomandibular e postura corporal vem sendo estudada por vários autores, não havendo ainda um consenso sobre essa relação. O objetivo desta revisão bibliográfica consiste em avaliar a possível relação entre a presença de DTM e alterações posturais. Metodologia: Foram incluídos para essa revisão de literatura estudos no período de 1999 à 2020, obtidos através de busca eletrônica nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs, Bireme e Medline, incluindo pessoas de diferentes sexos e idades que apresentavam alterações posturais da cabeça e outras partes do corpo e consequentemente um quadro de DTM. Resultados: Dos 25 artigos avaliados, em que foram realizadas pesquisas relacionando postura corporal e disfunção temporomandibular, 18 apresentaram relação entre algum tipo de DTM e alguma alteração postural e 7 artigos não apresentaram em suas pesquisas qualquer relação entre postura e disfunção temporomandibular. Conclusão: Estudos fortalecem a associação sobre a correlação entre Postura Corporal e Disfunção Temporomandibular.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/403
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLE DOS SANTOS CARVALHO e YURI MENDES BUENO DE CARVALHO_TCC.pdf863,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.