Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/402
Title: Avaliação da ação antimicrobiana e da biocompatibilidade sobre os tecidos vitais das soluções irrigadoras endodônticas: uma revisão de literatura
Authors: Vivacqua, Flavia Darius
Sousa, Joyce Kelly Gomes Rodrigues de
Keywords: Antimicrobiano
Biocompatibilidade
Clorexidina
EDTA
Hipoclorito de sódio
Soluções irrigadoras
Issue Date: 7-Dec-2020
Citation: SOUSA, Joyce Kelly Gomes Rodrigues de. Avaliação da ação antimicrobiana e da biocompatibilidade sobre os tecidos vitais das soluções irrigadoras endodônticas: uma revisão de literatura. 2020. 24f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Abstract: Este artigo tem como objetivo, apresentar uma revisão de literatura acerca dos aspectos da ação antimicrobiana das soluções irrigadoras, bem como da sua biocompatibilidade, em relação aos tecidos vivos. Para tanto, foi feita uma pesquisa, nas bases de dados Pubmed, EBSCO e Scielo, tendo como palavras-chaves biocompatibilidade, hipoclorito de sódio, clorexidina, ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), ação antimicrobiana. A busca foi delimitada entre os anos de 2010 a 2020 e os critérios de inclusão foram: artigos em língua inglesa, publicados nos últimos 10 anos, com tema relacionado a ação antimicrobiana e biocompatibilidade; e os critérios de exclusão foram: artigos publicados em outras línguas, não disponíveis na íntegra e não relacionados ao tema. Foram encontrados nesta busca 146 artigos e foram considerados 15 artigos após os critérios de inclusão e exclusão aplicados. Observou-se que quanto a ação antimicrobiana todas as substâncias estudadas apresentavam redução no número do endotoxinas não havendo diferenças significativas, apesar do NaOCl exibir melhores respostas na dissolução tecidual. Quanto a biocompatibilidade foi verificada que a substância mais citotóxica é o NaOCl a 5.25%, seguido por CHX a 2%, EDTA a 17%. Assim, foi possível concluir, neste estudo, que não há diferenças estatísticas entre o hipoclorito de sódio e a clorexidina quanto a ação antimicrobiana, no entanto o hipoclorito é o mais citotóxico quando utilizado em altas concentrações.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/402
Appears in Collections:Odontologia Centro - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE KELLY GOMES RODRIGUES DE SOUSA_TCC.pdf254,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.