Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/401
Título: O uso excessivo de tabaco e álcool como fator de risco para desenvolvimento de câncer bucal: revisão de literatura
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Gomes, Jennifer Fatima de Almeida
Palavras-chave: Câncer oral
Carcinoma de células escamosas
Tabagismo
Fatores de risco
Data do documento: 5-Jun-2020
Citação: GOMES, Jennifer Fátima de Almeida. O uso excessivo de tabaco e álcool como fator de risco para desenvolvimento de câncer bucal: revisão de literatura. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O câncer é causado por uma modificação genética no DNA das células somáticas. Tratando-se de uma doença genética e as suas modificações no DNA dessas células, elas são implicadas por causas multifatoriais. Seus fatores são associados por causas externas, ou seja, estilo de vida, hábitos, má alimentação e até mesmo a dieta. O estudo teve como objetivo avaliar e debater, através de uma revisão de literatura, o uso de tabaco e álcool de forma conjunta e em excesso, como um fator de risco para o aparecimento de câncer bucal. Para compor a metodologia foram incluídos artigos em português e inglês, nos últimos cinco anos que abordassem estudos de prevalência e de coorte que mostram o perfil das pessoas que possuem predisposição a obter câncer de boca com o uso excessivo de tabaco e álcool. E excluídos artigos que tratassem de revisão de literatura, relato de caso, estudos in vitru e in situ. Foram identificados 28 artigos ao total em pesquisa eletrônica, após leitura de título e resumo, e avaliação em texto completo, apenas oito artigos foram incluídos. Entre os artigos incluídos, os autores notaram que o principal fator no aparecimento do câncer de boca está associado ao hábito excessivo de tabagismo etilismo. Considera-se que o perfil mais atingido pelo carcinoma de células escamosas trata-se do sexo masculino, possuindo entre 50,60 anos de idade e possuindo o hábito concomitante de fumo e álcool.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/401
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JENNIFER FÁTIMA DE ALMEIDA GOMES_TCC.pdf265,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.