Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/399
Título: Condições de saúde bucal em pacientes com microcefalia: revisão de literatura
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Sousa, Jailson de Paula Alves de
Palavras-chave: Microcefalia
Zika vírus
Odontologia
Saúde bucal
Data do documento: 5-Jun-2020
Citação: SOUSA, Jailson de Paula Alves de. Condições de saúde bucal em pacientes com microcefalia: revisão de literatura. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A microcefalia congênita adquirida pelo ZIKV é uma enfermidade causa pelo vírus, recentemente após o surto da doença notou-se o grande aumento do número de casos no país. Caraterizada pela redução do perímetro cefálico, acomete as funções neurológicas físicas e sociais do paciente, assim sendo apresenta diversas manifestações na área odontológica. O tratamento médico e odontológico pode auxiliar no reestabelecimento da qualidade de vida, entretanto essa abnormidade não tem cura. O presente estudo teve como objetivo, com base na revisão de literatura, descrever trabalho é realizar uma contextualização científico-social, os principais aspectos relativos a microcefalia congênita adquirida pelo ZIKV. Expor as principais manifestações orais e a execução das ações na saúde bucal desses pacientes abordando as manifestações orais de pacientes. O estudo apresentou que todos os autores concluíram que os pacientes com microcefalia apresentam diversas alterações cranianas, assim como odontológicas, como problemas periodontais, problemas associados deglutição, respiração, tonicidade muscular e erupção dentária, bruxismo, frequência de respiração tipo mista, alterações do sistema estomatognático, craniofaciais, alterações orofaciais, palato ogival, defeitos na estrutura do esmalte, cronologia de erupção, mastigação, deglutição, fonação, respiração, desarmonia facial, má oclusão, cárie e doenças periodontais, sensibilidade dentárias. Todavia a excelência do manejo e odontológico é indispensável para a efetivação do tratamento.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/399
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAILSON DE PAULA ALVES DE SOUSA_TCC.pdf397,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.