Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/394
Título: Pinos intra-radiculares de fibra de vidro ou metálico fundido: uma revisão de literatura
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Teixeira, Eliziana da Silva
Camilo, Priscilla Patrick Santos
Palavras-chave: Retenção em prótese dentária
Pino metálico fundido
Pino de fibra de vidro
Data do documento: 5-Jun-2020
Citação: TEIXEIRA, Eliziana da Silva; CAMILO, Priscilla Patrick Santos. Pinos intra-radiculares de fibra de vidro ou metálico fundido: uma revisão de literatura. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura para analisar a utilização de pinos de fibra de vidro e pino metálico fundido como retentores intra-radiculares. A metodologia utilizada constituiu de revisão da literatura, de estudos publicados entre os anos 2010 e 2020, em português, inglês e espanhol. O estudo foi realizado através das bases de dados PubMed, Scielo, utilizando como descritores: pinos de fibra de vidro, núcleo metálico fundido e pinos dentários. Foram encontrados 66 artigos, dos quais 20 foram selecionados, após leitura de resumo e título, excluindo estudos de revisão de literatura e casos clínicos. Observou-se que os pinos metálicos fundidos, comparados aos de fibra de vidro, oferecem mais riscos a trincas e fraturas radiculares. Estes riscos devem-se ao fato de serem mais rígidos e, assim, transmitirem muita tensão a porção radicular, além de requererem um desgaste adicional. Já os pinos de fibra de vidro podem diminuir a incidência de fraturas da raiz, pois eles possuem um modulo de elasticidade similar ao da dentina. É fundamental o conhecimento do profissional da odontologia sobre os principais sistemas retentores intra-radiculares.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/394
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZIANA DA SILVA TEIXEIRA e PRISCILLA PATRICK SANTOS CAMILO_TCC.pdf345,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.