Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/390
Título: Cirurgia plástica periodontal para correção de sorriso gengival: relato de caso
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Leitao, Antonia Gisneiane Temoteo
Palavras-chave: Hiperplasia gengival
Gengivectomia
Gengivoplastia
Estética gengival
Data do documento: 1-Jun-2020
Citação: LEITAO, Antonia Gisneiane Temoteo. Cirurgia plástica periodontal para correção de sorriso gengival: relato de caso. 2020. 63f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os procedimentos cirúrgicos para correção de sorriso gengival possuem bom prognóstico e apresentam resultados satisfatórios considerando estética e função, satisfazendo as necessidades dos pacientes. A gengivectomia foi definida como a remoção de tecido gengival, quando se tem adequados limites biológicos, enquanto que a gengivoplastia é indicada para modelamento das margens gengivais devolvendo o contorno adequado da gengiva. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de um paciente com sorriso gengival e destacar a importância da cirurgia plástica periodontal para a resolução do caso, além de realizar um levantamento bibliográfico com a finalidade de expor a relevância do tema. O caso relatado foi de uma paciente jovem, sexo feminino, que apresentou hiperplasia gengival inflamatória induzida pela presença de biofilme dental que ocorreu durante o tratamento ortodôntico, o plano de tratamento consistiu-se em terapia periodontal básica e associação de técnicas cirúrgicas de gengivoplastia e gengivectomia com auxílio de mockup. Os resultados obtidos foram satisfatórios do ponto de vista estético e funcional, facilitando a higienização oral da paciente. Concluiu-se que a terapia periodontal básica previamente a cirurgia periodontal previne resultados indesejados e que a gengivectomia e gengivoplastia são procedimentos que quando bem planejados solucionam os casos de hiperplasias gengivais, e possuem boa aceitação pelo paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/390
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA GISNEIANE TEMOTEO LEITÃO_TCC.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.