Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/389
Título: Influência da alimentação na incidência de erosão dentária em dentição decídua
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Cunha, Anna Stefannie Silva da
Oliveira, Jessica Salgueiro de
Palavras-chave: Erosão dentária
Dentes decíduos
Odontopediatria
Data do documento: 5-Jun-2020
Citação: CUNHA, Anna Stefannie Silva da; OLIVEIRA, Jéssica Salgueiro de. Influência da alimentação na incidência de erosão dentária em dentição decídua. 2020. 34f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O desgaste dentário pode ser resultante de três diferentes fenômenos danosos a estrutura dentária: abrasão, atrição e erosão. Devendo o profissional estar apto a realizar o diagnostico diferencial do tipo de desgaste predominante em cada paciente. O presente estudo, visa investigar e compreender a influência da dieta alimentar na anatomia da dentição decídua. Trata-se de um estudo realizado através da coleta de dados, a partir de um levantamento bibliográfico. Para o levantamento dos artigos obtidos, realizou-se uma busca de artigos nas bases de dados PUBMED e SCIELO. Os meios de avaliação para a seleção dos artigos foram artigos publicados na língua inglesa, espanhol e português, ordenados nos bancos de dados nos últimos 10 anos. Certos alimentos poderão promover efeito erosivo sobre a estrutura dentária, principalmente quando consumidos com certa frequência, dependendo do método de consumo e a forma que são consumidos, como também a depender do pH e acidez titulável do alimento, por avaliação de estudos conduzidos “in vitro” e “estudo transversal”. Considerando que as crianças correm o risco de sofrer perda dentária devido o processo erosivo, o diagnóstico precoce e as medidas de prevenção adequadas podem evitar o tratamento restaurador prematuro e possíveis consequências advindas do desgaste dentário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/389
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNA STEFANNIE SILVA DA CUNHA e JÉSSICA SALGUEIRO DE OLIVEIRA_TCC.pdf250,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.