Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/388
Título: A utilização do CTZ na terapia pulpar de dentes decíduos junto a técnica de ART: o que é possível fazermos além do consultório?
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Ferreira, Andreza Stefanie da Silva
Lima, Carla Danielly Pereira
Palavras-chave: Restauração
Atraumática
Endodontia
Pasta
Antibiótica
Pulpotomia
Decíduos
Data do documento: 5-Jun-2020
Citação: FERREIRA, Andreza Stefanie da Silva; LIMA, Carla Danielly Pereira. A utilização do CTZ na terapia pulpar de dentes decíduos junto a técnica de ART: o que é possível fazermos além do consultório? 2020. 26f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O papel da odontologia é assegurar a manutenção da dentição decídua em bom estado até a sua esfoliação fisiológica, pois são importantes para manter o espaço adequado e servir de guia para os dentes permanentes irromperem. Diante do contexto social na qual a doença-cárie aparece, é importante estratégias que visam a promoção e a prevenção em saúde bucal, para promover a diminuição de sua prevalência na população. São ditas técnicas ART e CTZ, formas de promoção e prevenção da saúde bucal. Elas consistem em tratamentos que podem ser realizados fora do ambiente odontológico, obtendo um controle positivo em relação à saúde bucal principalmente de crianças sem acesso ao serviço odontológico. O ART (Tratamento Restaurador Atraumático) é definido como um método econômico e eficiente no controle da cárie em populações passíveis. Por sua vez, o CTZ (cloranfenicol, tetraciclina e óxido de zinco eugenol) é uma terapia pulpar indicada para tratamento de dentes decíduos que, além de ser fácil e simples, pode ser feita em sessão única. Através de uma revisão de literatura, o estudo teve como objetivo avaliar a possibilidade de utilização da técnica de CTZ e ART fora do consultório odontológico. Para compor a metodologia foram inclusos artigos em português, inglês e espanhol, dos últimos quatorze anos, que abordassem revisão de literatura, relatos de experiência e pesquisas sobre o tema proposto. A utilização do Tratamento Restaurador Atraumático e a aplicação da pasta CTZ em dentes decíduos são fatores relevantes para o SUS, por precisarem de componentes de baixo custo e poderem ser realizados fora do consultório odontológico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/388
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA STEFANIE DA SILVA FERREIRA e CARLA DANIELLY PEREIRA LIMA_TCC.pdf338,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.