Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/384
Título: Fatores relacionados à perda dentária e as expectativas de reabilitação oral: revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Benevides, Ana Cristina Veloso
Brito, Jessica Soares Gadelha de
Palavras-chave: Perda dentária
Reabilitação oral
Autoimagem
Qualidade de vida
Data do documento: 29-Mai-2020
Citação: BENEVIDES, Ana Cristina Veloso; BRITO, Jéssica Soares Gadelha de. Fatores relacionados à perda dentária e as expectativas de reabilitação oral: revisão de literatura. 2020. 42f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Saúde de uma forma geral não significa a mesma coisa para todas as pessoas e sabe-se que as iniquidades sociais interferem no processo saúde-doença da população em geral. Na odontologia, esses fatores influenciam diretamente nas condições de saúde bucal das pessoas, associado a fatores culturais, sociais e psicológicos. É interessante destacar que a perda dos dentes ainda é vista socialmente como um processo natural do envelhecimento, e não como a consequência de doenças como a cárie e doença periodontal associada à ausência de programas e políticas preventivas elaboradas para populações adulta e idosa. Dessa forma, a escolha pelo tratamento reabilitador com prótese dentária pode ser decorrente da demanda pessoal, econômica ou da autopercepção da necessidade de uso de prótese, seja em restabelecer a estética, função ou alcançar o bem-estar no cotidiano. Baseado nisso, o objetivo desse trabalho, por meio de uma revisão de literatura, é analisar os fatores relacionados a perda dentária e quais as expectativas dos pacientes que são submetidos a um tratamento de reabilitação protética, com a justificativa da importância do conhecimento do cirurgião-dentista sobre a perda precoce dos dentes, quais as suas expectativas de reabilitação oral e quais os impactos que podem causar na vida dos pacientes. Foi observado que os principais fatores associados a perda dentária, continua sendo a cárie e a doença periodontal que ainda são doenças bucais presente na realidade na vida das pessoas, mas vale ressaltar que outros fatores também podem estar relacionados, como a falta de informação, dificuldade de acesso ao serviço público de saúde, questões culturais e ainda condições socioeconômicas. Foi possível concluir que a ausência dos dentes ocasiona consequências físicas, fisiológicas e psicológicas, como problemas na mastigação, fonação e estéticos, comprometendo assim a rotina diária e a integração social dos indivíduos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/384
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CRISTINA VELOSO BENEVIDES JÉSSICA SOARES GADELHA DE BRITO_TCC.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.