Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/377
Título: Avaliação do consumo de suplementos e conhecimentos básicos em nutrição por praticantes de musculação da academia esportiva de um centro universitário de Fortaleza-CE
Autor(es): Gomes, Isabela Limaverde
Silva, Amanda Alves da
Palavras-chave: Nutrição
Musculação
Treinamento de resistência
Suplementos nutricionais
Alimentação básica
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: SILVA, Amanda Alves da. Avaliação do consumo de suplementos e conhecimentos básicos em nutrição por praticantes de musculação da academia esportiva de um centro universitário de Fortaleza-CE. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Objetivo: Apontar quais suplementos alimentares utilizados pelos praticantes de musculação e sua frequência de consumo, avaliar o conhecimento básico em nutrição pelos praticantes de musculação e verificar quais profissionais fizeram a orientação para a utilização dos suplementos alimentares dos praticantes de musculação da academia esportiva de um centro universitário de Fortaleza – Ce. Metodologia: A pesquisa ocorreu na cidade de Fortaleza – Ce, com um total de 115 participantes praticantes de musculação do sexo masculino de uma academia esportiva de um centro universitário, entre os meses de setembro a outubro de 2020. Para a coleta foi aplicado um questionário de conhecimento em nutrição básica com perguntas objetivas e subjetivas. Resultados: Mais da metade dos participantes 58 (50,43%) não possui acompanhamento nutricional. Em relação às funções dos macronutrientes, 64 (55,65%) acertaram as respostas; quanto às fontes, o maior percentual de acertos foi a pergunta 7, sobre as fontes de proteínas, onde (82,61%) dos indivíduos acertaram. A indicação dos suplementos de 22,61% dos praticantes de musculação, foi feita por um profissional nutricionista, enquanto de 14,78% foi por amigos e 11,30% por meio de uma loja de suplementos; quanto ao suplemento mais utilizado, Whey Protein e Albumina foram usados por 46,09% participantes da pesquisa. Considerações Finais: O presente estudo demonstrou um alto conhecimento nutricional dos praticantes de musculação, porém com dificuldade de relacionar as substituições alimentares. Os praticantes de musculação que possuem acompanhamento nutricional, possuem um conhecimento maior em relação àqueles que não tem acompanhamento. Além disso, houve um elevado consumo de suplementos alimentares entre os participantes da pesquisa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/377
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA ALVES DA SILVA_TCC (1).pdf838,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.