Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/375
Título: Perfil de conhecimento e consumo de alimentos probióticos em Fortaleza/CE
Autor(es): Aguiar, Felipe Rodrigues Magalhaes de
Gomes, Sonia Mara de Araujo
Palavras-chave: Probióticos
Cepas
Bifidobacterium
Lactobacillus
Data do documento: 27-Nov-2019
Citação: GOMES, Sônia Mara de Araújo. Perfil de conhecimento e consumo de alimentos probióticos em Fortaleza/CE. 2019. 32f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: Probióticos são alimentos usados com frequência para fins nutricionais, podendo apresentar benefícios à saúde do indivíduo. Acredita-se que a suplementação adequada de probióticos associada à uma terapia dietética minimize a sintomatologia de determinadas doenças proporcionando uma maior qualidade de vida ao consumidor. Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil de conhecimento e consumo de alimentos probióticos em Fortaleza – Ce. Houve a aplicação do instrumento de coleta de dados (questionário) a partir de um ambiente virtual, com respostas de múltipla escolha. A partir deste questionário foi identificado o perfil do consumidor que faz uso de alimentos probióticos através de fatores como: sexo, faixa etária, escolaridade, entre outros. A pesquisa trouxe como benefício o conhecimento da população sobre os alimentos probióticos, além do seu perfil de consumo, gerando dados que contribuirão para uma melhor divulgação deste tipo de alimento, assim como maneiras de atingir públicos que estejam menos familiarizados a essa alimentação. Como resultados relevantes desta pesquisa foi visto que a maioria dos entrevistados consomem com maior frequência iogurtes (70,4%) e leites fermentados (27,8%), de uma a duas vezes por semana (39,1%), tendo como motivo maior constipação intestinal (50,98%). Deste modo, foi possível observar entre os entrevistados o perfil de consumo em relação aos alimentos probióticos. Faz - se oportuno uma divulgação maior e mais adequada do que são culturas probióticas e quais os benefícios fisiológicos reconhecidos por tais microrganismos através do seu consumo regular.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/375
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÔNIA MARA DE ARAÚJO GOMES TCC.pdf916,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.