Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/373
Título: Análise de rótulos de milho e ervilha em conserva em relação ao teor de sódio, fibras e ingredientes de acordo com a legislação vigente
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Carmo Neta, Priscila Monteiro do
Palavras-chave: Zea mays
Ervilha
Sódio
Rotulagem de alimentos
Aditivos alimentares
Data do documento: 26-Jun-2020
Citação: CARMO NETA, Priscila Monteiro do. Análise de rótulos de milho e ervilha em conserva em relação ao teor de sódio, fibras e ingredientes de acordo com a legislação vigente. 2020. 17f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A indústria alimentícia, visando aumentar o tempo de vida útil dos produtos industrializados utiliza o emprego de aditivos alimentares. O cloreto de sódio, por exemplo, funciona como conservante retirando a água dos alimentos osmoticamente, impedindo, consequentemente, o crescimento microbiano. Como exemplos de alimentos que podem ser armazenados em conserva estão o milho e a ervilha. Considerando que estes produtos são embalados na ausência do consumidor, os mesmos precisam obedecer às legislações de rotulagem brasileiras, caso comercializados no Brasil. A rotulagem tem por finalidade orientar os consumidores sobre as características nutricionais que constituem o alimento, influenciando assim, nas escolhas alimentares dos mesmos, sendo necessário, portanto, que essas informações estejam claras e obedeçam às legislações vigentes. Este trabalho teve como objetivo analisar os rótulos de milho e ervilha em conserva no tocante ao teor de sódio, fibras e lista de ingredientes nos rótulos destes produtos. Trata-se de um estudo de caráter descritivo de abordagem quantitativa no qual amostras de milho e ervilhas em conserva foram adquiridas no mês de janeiro de 2020 em modo de consumidor em supermercados de todas as regionais de Fortaleza – CE. Foram avaliadas a quantidade de sódio, fibra e ingredientes apresentados nos rótulos dos produtos. Verificou-se que a média de sódio das amostras de milho foi de 300,67 mg e a média de fibras foi de 4,38 g. Já a média de sódio das amostras de ervilha foi de 366,71 mg e a média de fibras foi de 3,89 g. Os ingredientes mais prevalentes nas amostras foram água e sal, sendo que somente uma amostra de milho e uma amostra de ervilha não continha sal na lista de ingredientes. Sendo assim, sugere-se que os consumidores tenham o acesso à educação nutricional, para que tenham uma melhor informação sobre rotulagem e assim possam realizar suas escolhas de forma consciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/373
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA MONTEIRO DO CARMO NETA TCC.pdf471,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.