Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/371
Título: Perfil nutricional, comportamento alimentar e estratégias nutricionais de crianças com transtornos do espectro autista: uma revisão de literatura
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Silva, Natacha Rochelle Ribeiro da
Palavras-chave: Transtorno autístico
Crianças
Comportamento estereotipado
Seletividade alimentar
Comportamento alimentar
Estado nutricional
Data do documento: 24-Jun-2020
Citação: SILVA, Natacha Rochelle Ribeiro da. Perfil nutricional, comportamento alimentar e estratégias nutricionais de crianças com transtornos do espectro autista: uma revisão de literatura. 2020. 31f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Sabe-se que o Autismo, conhecido também como Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por uma variedade de desordens no desenvolvimento psicomotor que afeta a capacidade de comunicação, interação interpessoal e do estado comportamental do indivíduo, normalmente acometido com a seletividade alimentar causando possíveis carências nutricionais, principalmente no que diz respeito aos níveis de macro e micronutrientes na dieta. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho foi compreender, através da revisão de literatura, qual o perfil nutricional e comportamento alimentar mais frequente de crianças com TEA, assim como as principais estratégias nutricionais mais empregadas que possam interferir positivamente em aspectos gerais de comportamento e alimentação. Trata-se de um estudo de revisão de literatura sistemática que tem como principais perguntas norteadoras as seguintes: Qual é o estado nutricional e comportamento alimentar mais frequente em crianças acometidas com TEA? Quais as estratégias nutricionais impactam positivamente no comportamento estereotipado e a nutrição de crianças acometidas com TEA? Para isso realizou-se uma revisão sistemática de literatura. A partir de uma busca estruturada e abrangente em base de dados eletrônicas, 27 estudos foram recuperados e incluídos na revisão. Os critérios de inclusão definiam ser artigos originais relacionados com TEA com perfil, comportamento e estratégias nutricionais. Observou-se que a maior parte dos trabalhos apontaram para a instalação de um quadro antropométrico de sobrepeso e obesidade, associado a inadequações no perfil nutricional, acompanhado de comportamentos alimentares não saudáveis e sintomas gastrointestinais. Conclui-se que o perfil nutricional, comportamento alimentar e as estratégias nutricionais foram em sua maioria eficientes para transgredir comportamento alimentar não saudável e sintomas gastrointestinais, indicando uma melhora na qualidade de vida dessas crianças.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/371
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATACHA ROCHELLE RIBEIRO DA SILVA_TCC.pdf312,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.