Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/365
Título: Análise da quantidade de aditivos alimentares e das declarações obrigatórias em rótulos de gelatinas diet e convencional de acordo com a legislação vigente
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Gomes, Isabel Cristina Lobo Silva
Alves, Italo da Costa
Palavras-chave: Aditivos alimentares
Gelatinas
Legislação
Rotulagem de alimentos
Data do documento: 16-Jun-2020
Citação: GOMES, Isabel Cristina Lobo Silva; ALVES, Italo da Costa. Análise da quantidade de aditivos alimentares e das declarações obrigatórias em rótulos de gelatinas diet e convencional de acordo com a legislação vigente. 2020. 31f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Houve uma grande evolução nos processos de tecnologia alimentar através da adição de aditivos alimentares para melhorar, conservar ou modificar as características organolépticas dos alimentos. Os aditivos alimentares devem estar descritos na lista de ingredientes do rótulo de um alimento. O estudo de rotulagem de alimentos é de grande importância para a indústria e para a população, pois todo e qualquer indivíduo tem o direito de saber o que contém no alimento industrializado que está consumindo. Diante da importância da temática e da carência de estudos em relação à análise da informação nutricional e de aditivos alimentares em rótulos de gelatinas diet e convencional no Brasil, este estudo teve como objetivo geral avaliar a quantidade de aditivos nos rótulos desses alimentos e ainda averiguar a correta aplicação das resoluções de rotulagem. A coleta de dados foi realizada por meio de checklists, elaborados a partir das legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que regulamentam a rotulagem no Brasil e um checklist sobre aditivos alimentares. As amostras de gelatinas em pó, de característica diet e convencionais de diferentes sabores, foram adquiridas no formato de consumidor em diferentes supermercados da cidade de Fortaleza-CE, num total de 30 rótulos analisados. Observou-se o descumprimento da legislação vigente apenas na RDC no 360/03 e que 14 amostras (46%) obtiveram inconformidade. O principal ingrediente em 63,3% das gelatinas analisadas foi o açúcar. Em relação aos aditivos, o mais recorrente foi o ácido fumárico, presente em 96,6% das amostras. Em segundo lugar o aditivo acessulfame de potássio, presente em 90% das amostras. Concluiu-se que, as gelatinas pesquisadas são produtos acrescentados de diversos tipos de aditivos alimentares, caracterizando um produto artificial e ultraprocessado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/365
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL CRISTINA LOBO SILVA GOMES e ÍTALO DA COSTA ALVES_TCC.pdf597,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.