Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/345
Título: Fortalecimento do complexo quadril e joelho na melhora da dor e da função em pacientes com síndrome patelofemoral: revisão de literatura
Autor(es): Paredes, Paulo Fernando Machado
Amorim Filho, Luciano Cicero
Queiroz Neto, Pedro Pinheiro de
Palavras-chave: Síndrome da dor patelofemoral
Quadril
Joelho
Fortalecimento
Fisioterapia
Reabilitação
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: AMORIM FILHO, Luciano Cicero; QUEIROZ NETO, Pedro Pinheiro de. Fortalecimento do complexo quadril e joelho na melhora da dor e da função em pacientes com síndrome patelofemoral: revisão de literatura. 2020. 30f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: A Síndrome da Dor Patelofemoral (SPF) é uma condição clínica na qual há estresse da face posterior da patela sobre os côndilos do fêmur onde a diminuição da área de contato sobre a superfície articular da patela gerando uma sobrecarga em ponto específico. Está condição clínica acomete cerca de 25% da população de jovens adultos sendo aumentado em jovens ativos. OBJETIVO: Verificar por meio da literatura se um programa de fortalecimento muscular com ênfase no quadril e joelho se torna uma estratégia eficaz de tratamento para síndrome da dor patelofemoral. METODOLOGIA: Trata-se de revisão de literatura, na qual, foi utilizado para a pesquisa a plataforma EBESCO HOST, o portal PubMed, e os diretórios de revistas Scielo e PEDro, com os descritores respectivos no Descritores em Ciências da Saúde para língua portuguesa, Síndrome da dor patelofemoral, Quadril, Joelho, Fortalecimento, Fisioterapia, Reabilitação, e os descritores na língua inglesa no Medical Subject Headings, Patellofemoral, PainSyndrome, Hip, Knee, Strengthening, PhysicalTherapy, Rehabilitation. São critérios de inclusão, artigos de caráter de ensaio clínicos com limitação de tempo para os anos de 2010 a 2019. RESULTADOS: A busca resultou em um total de 956 artigos, onde foram aplicados os critérios de exclusão, culminando um total de 9 artigos, nos quais, foi aplicado a escala PEDro para verificar a confiabilidade metodológica dos estudos. Assim, dentro desta revisão foi possível verificar que o fortalecimento dos músculos do quadril e joelho obteve uma relevância estatística em todos os estudos abordados, todos apontaram uma melhora da dor e da função da amostra. CONCLUSÃO: Um programa de fortalecimento da musculatura do quadril e joelho tem papel importante no tratamento da SPF, na medida em que é eficaz na redução da intensidade da dor, aumento da força dos músculos do quadril e joelho havendo uma melhora da função dos indivíduos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/345
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANO CICERO AMORIM FILHO e PEDRO PINHEIRO DE QUEIROZ NETO_TCC.pdf317,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.