Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/341
Título: Aplicabilidade da terapia por contensão induzida no membro superior plégico ou parético de pacientes pós acidente vascular encefálico ou paralisia cerebral
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Azevedo, Ana Karla Pereira
Leite, Leonora Oliveira
Palavras-chave: Acidente vascular encefálico
Paralisia cerebral
Terapia por contensão induzida
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: AZEVEDO, Ana Karla Pereira; LEITE, Leonora Oliveira. Aplicabilidade da terapia por contensão induzida no membro superior plégico ou parético de pacientes pós acidente vascular encefálico ou paralisia cerebral. 2020. 36f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A hemiplegia é um comprometimento funcional frequentemente observado em pacientes pós acidente vascular encefálico e com lesões decorrentes da paralisia cerebral. A terapia por contensão induzida (TCI) é uma técnica que visa recuperar a perda funcional do membro superior afetado pela hemiplegia ou hemiparesia, através da realização de restrição do membro saudável, e uma série de exercícios no membro acometido. Os estudos mostram inúmeros benefícios decorrentes dessa aplicação. Diante do exposto, a pesquisa teve como objetivo investigar os resultados da utilização da TCI no tratamento do membro superior plégico ou parético de pacientes pós acidente vascular encefálico ou paralisia cerebral. Trata-se de uma revisão sistemática. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados LILACS, PEDro, PubMed e no diretório de revisas SciELo, e totalizaram trinta estudos, após adequação dos critérios de inclusão, a pesquisa contou com onze artigos. Os estudos analisados, apresentaram no geral, que a TCI gera resultados satisfatórios na recuperação funcional do membro superior plégico ou parético dos pacientes. Sua aplicabilidade se mostrou benéfica mesmo após alterações em seu protocolo original por alguns pesquisadores, sendo observado a partir disso, que seus princípios são flexíveis a mudanças para a melhor realização da técnica pelo paciente, apresentando sempre resultados satisfatórios com os grupos estudados. Com base na ideia inicial da pesquisa, foi possível verificar que a TCI gera resultados satisfatórios em sua aplicabilidade. Sendo eles: melhora expressiva do desempenho motor, nos aspectos de habilidade, coordenação, velocidade de realização das atividades, diminuição da utilização compensatória do membro não acometido, utilização de forma espontânea do membro plégico ou parético, mobilidade e aumento dos níveis de força muscular.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/341
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA KARLA PEREIRA AZEVEDO e LEONORA OLIVEIRA LEITE_TCC.pdf386,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.