Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/338
Title: Análise das consequências da exposição solar na pele de alunos de um centro universitário em Fortaleza-CE itinerantes na região metropolitana
Authors: Cavalcanti, Josenilda Malveira
Souza, Alan Alves de
Fonseca, Karla Karoline Bezerra
Keywords: Acadêmicos
Radiação solar
Análise de consequências
Câncer de pele
Issue Date: 3-Dec-2019
Citation: SOUZA, Alan Alves de; FONSECA, Karla Karoline Bezerra. Análise das consequências da exposição solar na pele de alunos de um centro universitário em Fortaleza-CE itinerantes na região metropolitana. 2020. 37f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Abstract: Introdução: A pele é uma barreira entre organismo e ambiente, protege o corpo de perdas das substâncias e contra as influências externas, além de reduzir ou impedir a penetração de substâncias e proteger da radiação ultravioleta (UV). O sol é a maior produtor desta radiação e com o passar dos anos, e a exposição solar sem as devidas proteções, o ser humano fica mais vulnerável e, portanto, mais susceptível a desenvolver consequências devido a esta exposição ou até mesmo câncer de pele. Objetivo: Analisar as consequências da exposição solar na pele de alunos de um centro universitário em Fortaleza-CE itinerantes da região metropolitana. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo com análise quantitativa, pela necessidade de explorar e quantificar o conhecimento acerca das consequências da exposição solar na pele, através de um questionário aplicado em um centro universitário com alunos que residem nas regiões metropolitanas próximas ao município de Fortaleza-CE. O estudo contou com 40 participantes de ambos os sexos e idade variada. Foi entregue o TCLE para assinatura daqueles que quiseram participar de livre e espontânea vontade e então disponibilizado o link com o questionário via WhatsApp, sendo realizado o levantamento de dados. Resultados e discussão: Das respostas obtidas, foram analisados os dados coletados para a pesquisa a partir de um questionário envolvendo múltiplas perguntas, foi percebido que todos os participantes sabem das consequências que a exposição solar excessiva traz a saúde da pele, porém poucos fazem uso corretos dos artifícios para a prevenção dos raios UV. Conclusão: É necessária uma maior atenção à saúde da pele e as consequências que a exposição solar excessiva traz, através de ações educativas com o intuito de disseminar as informações sobre as diversas maneiras de prevenção do câncer de pele e das outras consequências da exposição solar, conscientizando assim, todos os alunos do Centro Universitário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/338
Appears in Collections:Fisioterapia Centro - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALAN ALVES DE SOUZA e KARLA KAROLINE BEZERRA FONSECA_TCC.pdf718,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.