Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/331
Título: Atenção farmacêutica a pessoas com diabetes mellitus tipo 2: uma revisão integrativa
Autor(es): Pessoa, Nivia Tavares
Martins, Jamille Silveira
Palavras-chave: Atenção farmacêutica
Cuidado farmacêutico
Diabetes mellitus
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: MARTINS, Jamille Silveira. Atenção farmacêutica a pessoas com diabetes mellitus tipo 2: uma revisão integrativa. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica de caráter evolutivo que acomete uma grande parcela da população. Esta doença representa um importante problema de saúde pública com alta morbidade, mortalidade e repercussões econômicas significativas. Considerando que a diabetes se não tratada pode causar diversas complicações, o farmacêutico deve prestar cuidado ao paciente de forma a aprimorar a farmacoterapia, favorecer o uso correto e seguro dos medicamentos, além de promover educação em saúde. Dessa forma, a Atenção farmacêutica é um instrumento fundamental, utilizado para aumentar a adesão aos medicamentos e proporcionar benefícios clínicos as pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Este trabalho objetivou conhecer quais serviços farmacêuticos são realizados para pessoas com diabetes tipo 2 e qual a efetividade dos mesmos. Trata-se de uma revisão integrativa. Foram consultadas as bases de dados LILACS e SciELO, foram utilizados os descritores: atenção farmacêutica, cuidado farmacêutico e Diabetes Mellitus. Foram analisados 12 artigos. Os estudos apresentaram resultados relevantes dos serviços farmacêuticos em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 como: melhora da adesão à terapia medicamentosa, resolução de problemas relacionados à farmacoterapia, melhor controle clínico da doença, além da redução de custos em saúde. Este estudo permitiu concluir que os serviços de acompanhamento farmacoterapêutico e as intervenções farmacêuticas podem colaborar para uma melhor adesão no tratamento de pacientes com DM2, maior controle dos parâmetros clínicos e menor possibilidade do surgimento de reações adversas e interações medicamentosas. O farmacêutico tem papel essencial no tratamento da doença, visto que pode contribuir de forma efetiva no tratamento medicamentoso, conseguindo resultados satisfatórios com a farmacoterapia e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/331
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMILLE SILVEIRA MARTINS_TCC.pdf418,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.