Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/328
Título: Triagem sorológica e testes confirmatórios na doação de sangue: revisão de literatura
Autor(es): Maia Filho, Pedro Aurio
Silva, Carla Andrade
Palavras-chave: Testes sorológicos
Doação de sangue
Serviço de hemoterapia
Data do documento: 10-Jun-2020
Citação: SILVA, Carla Andrade. Triagem sorológica e testes confirmatórios na doação de sangue: revisão de literatura. 2020. 46f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A doação de sangue é de grande importância e de interesse mundial, uma vez que não existe uma substância capaz, em sua totalidade, de substituir o tecido sanguíneo. Na prática médica, os hemocomponentes são utilizados há mais de meio século e a doação de sangue abrange etapas extremamente especializadas. No entanto, segundo a legislação vigente no Brasil, fica obrigatório à execução de ensaios laboratoriais embasados em antígeno/anticorpo de alta sensibilidade a cada doação para a detecção de marcadores sorológicos para as infecções sujeita a transmissão pelo sangue: HBV (Vírus da Hepatite B), HCV (Vírus da Hepatite C), HIV-1/2 (Vírus da Imunodeficiência Humana), Chagas, sífilis e HTLV-1/2 (Vírus T- Linfotrópico Humano), Chagas e sífilis. Diminuindo assim o risco de transmissão de patógenos pelo sangue, garantindo eficiência na elaboração de produtos sanguíneos e ofertando segurança aos receptores de transfusão de sangue. O objetivo desse estudo foi descrever por meio de uma revisão da literatura os testes exigidos durante a triagem sanguínea de doadores de sangue. O estudo trata-se de uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa. Para o levantamento das publicações nas bases de dados foram utilizados os descritores: Testes sorológicos, (Serological tests); Doação de sangue, (blood donation); e Serviço de hemoterapia; (hemotherapy service). Os descritores foram utilizados tanto em português como em inglês, os mesmo foram aplicados separados e juntos sempre usando o conectivo “AND”. Foram encontrados 863 artigos, destes somente 35 estavam de acordo com o objetivo e temática do trabalho, a amostra final foi composta por 25 artigos. Os principais testes sorológicos e confirmatório utilizados para triagem de HTLV e HIV são o ELISA e o Western blot; Doença de chagas é o ELISA (Ensaio Imunoenzimático) ou Quimioluminescência e o Western blot; Sifilis é por método de Quimioluminescência, VDRL e o FTA-ABS; e para HBV e HCV é o imunoensaio do tipo ELISA e PCR. Os artigos selecionados foram analisados em um quadro. Pesquisas sobre triagem sorológica e testes confirmatórios na doação de sangue ainda são limitadas, e os estudos encontrados na literatura sobre essa temática possuem referências arcaicas. Entretanto, evidências obtidas nessa revisão apontam que, ao longo dos anos o serviço de hemoterapia obteve grandes avanços no que diz a respeito à segurança dos hemocomponentes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/328
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA ANDRADE SILVA TCC.pdf730,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.