Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/321
Título: Criação de aplicativo sobre sífilis para enfermeiros (as)
Autor(es): Peres, Dalila Augusto
Vieira, Samanta Raisa dos Santos
Aguiar, Talita Sousa
Palavras-chave: Enfermeiros
Sífilis
Tecnologias de saúde
Data do documento: 17-Jun-2020
Citação: VIEIRA, Samanta Raísa dos Santos; AGUIAR, Talita Sousa. Criação de aplicativo sobre sífilis para enfermeiros (as). 2020. 45f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica e curável e sua detecção e controle fazem parte de uma gama de cuidados inerentes à enfermagem que por sua vez, possui uma necessidade enorme de desenvolvimento de tecnologias educativas, pois agilizam e facilitam a prática do processo de cuidar de enfermagem. O presente trabalho teve como objetivo construir um aplicativo sobre sífilis para enfermeiros. Trata-se de um estudo metodológico, realizado entre os meses de setembro de 2019 a junho de 2020, desenvolvido por quatro etapas definidas como: escolha do conteúdo, escolha de gravuras, produção do aplicativo e apresentação da versão final. Resultados e discussão: O aplicativo “Cuidados com a Sífilis” possui um total de 53 telas, sendo a maioria, no caso 44, acessíveis de forma offline e as demais 9 telas necessitam de conexão exterior. O aplicativo aborda a identificação de sinais e sintomas de acordo com cada fase clínica da sífilis, parâmetros de notificação compulsória, manejo clínico e o tratamento, exames de acompanhamento, definição de caso e seguimento pós-tratamento. A proposta do aplicativo foi trazer um material de apoio prático trazendo uma interface organizada, simples e intuitiva para que os profissionais possam atender as demandas de suas unidades. Conclusão: O estudo possibilitou descrever as etapas do planejamento e desenvolvimento de um aplicativo móvel sobre sífilis, aliando o uso de tecnologias leves e leves-duras para uma melhor assistência do enfermeiro, após o processo de validação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/321
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMANTA RAÍSA DOS SANTOS VIEIRA e TALITA SOUSA AGUIAR_TCC.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.