Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/317
Título: A (não) adesão ao autocuidado de pessoas com pé diabético: revisão integrativa
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Santos, Pedro Henrique Pereira dos
Ferreira, Raquel de Sousa
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Diabetes Mellitus
Pé diabético
Autocuidado
Data do documento: 18-Jun-2020
Citação: SANTOS, Pedro Henrique Pereira dos; FERREIRA, Raquel de Sousa. A (não) adesão ao autocuidado de pessoas com pé diabético: revisão integrativa. 2020. 55f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico representado por hiperglicemia persistente caracterizado pelo déficit na produção de insulina, em sua ação, ou em ambos os mecanismos, o qual, se não controlado corretamente, acarreta complicações. Dentre estas, destaca-se o pé diabético (PD). Medidas simples de adesão ao autocuidado, como higiene adequada dos pés, secagem correta e hidratação, poderiam diminuir essa complicação, e o enfermeiro é um profissional habilitado para realizar esses cuidados por meio da avaliação do grau de risco e de orientações de educação em saúde. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a (não) adesão ao autocuidado de pessoa com pé diabético evidenciado na literatura. Trata-se de uma “Revisão Integrativa”, desenvolvida de agosto de 2019 a maio de 2020, no município de Fortaleza-Ceará-Brasil, tendo como fonte de pesquisa a base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a Biblioteca Eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Logo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, a amostra do estudo foi composta de 19 publicações científicas. Na análise dos estudos, observou-se que houve prevalência de publicações na Revista Gaúcha de Enfermagem (16%), e o tipo de estudo que mais prevaleceu foi o estudo transversal (52,67%). Notou-se que os objetivos propostos, em sua maioria, tinham como finalidade identificar o nível de conhecimento de pacientes sobre a prevenção do PD, a adesão ao autocuidado com os pés, a análise dos fatores de risco associados para a ulceração plantar, ações de enfermagem para a prevenção de PD, entre outros. Diante das evidencias encontradas foi possível construir duas categorias temáticas: 1) Fatores que interferem a (não) adesão ao autocuidado com o PD e 2) Ações de enfermagem para a prevenção do PD. Na categoria 1), a mais expressiva (63%), evidenciou uma baixa adesão ao autocuidado com os pés e baixo nível de conhecimento sobre as medidas preventivas do PD. Na categoria 2), observou-se que muitos profissionais não realizavam as ações de enfermagem corretamente e, quando realizavam, não a sistematizavam. Portanto, percebeu-se que várias pessoas desconheciam muitas práticas de prevenção, desde as mais simples até as mais complexas. Concluiu-se, através da leitura dos artigos, que as pessoas pesquisadas possuíam poucos conhecimentos sobre a doença atual e noções de prevenção, fator esse que resultou em uma baixa adesão ao autocuidado, evidenciando que alguns profissionais da área da saúde, ou mesmo o próprio enfermeiro, não estão atentos para a realização de intervenções educativas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/317
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS e RAQUEL DE SOUSA FERREIRA_TCC.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.