Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/311
Título: Risco de quedas e assistência de enfermagem ao paciente idoso institucionalizado: revisão integrativa
Autor(es): Ferreira, Paulo Jorge de Oliveira
Rocha, Jeane Debora Araujo
Araujo, Sandra Kelly de
Palavras-chave: Idosos
Acidentes por queda
Assistência de enfermagem
Data do documento: 25-Jun-2020
Citação: ROCHA, Jeane Débora Araujo; ARAUJO, Sandra Kelly de. Risco de quedas e assistência de enfermagem ao paciente idoso institucionalizado: revisão integrativa. 2020. 30f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As quedas são definidas, comumente, como evento “vir a inadvertidamente ficar no solo ou em outro nível inferior, excluindo mudanças de posição intencionais para se apoiar em móveis, paredes ou outros objetos, acometendo aproximadamente 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem quedas a cada ano, subindo essa proporção para 32% a 42% para as pessoas com mais de 70 anos. Levantar na literatura científica nacional o conhecimento sistematizado envolvendo os fatores de risco relacionados à queda em idosos institucionalizados e as medidas que evidenciam maior eficácia no sentido da prevenção nesses ambientes. O estudo trata-se de revisão integrativa, onde foram incluídos na revisão artigos indexados, publicados entre 2010 e 2019, escritos em português, que determinaram o risco de quedas e assistência de enfermagem ao paciente idoso institucionalizado, baseadas em evidências científicas para profissionais de saúde. As quedas em idosos estão associadas a fatores relacionados a doenças e o uso de medicamentos para trata-las, bem como falta de adequação do espaço de vivência (ILPI). Além disso, observou-se que a grande maioria dos estudos foram publicados na região sul e que o maior percentual de quedas entre indivíduos asilados pode ocorrer devido ao sofrimento com a ausência de familiares; ausência de atividades físicas e maior carga de doenças e incapacidade e que as fraturas estão associadas, em sua grande maioria, aos membros inferiores. Foi possível concluir que a incidência de quedas em idosos nas ILPI’s é recorrente devido a fatores intrínsecos e extrínsecos, estando a prevenção das mesmas associadas à prestação de acompanhamento e serviço prestados pelos profissionais de saúde, em especial ao profissional enfermeiro. Cabe então aos profissionais da área atentar para esse cenário, cada qual atuando em suas especificidades, e todos colaborando para a melhor condição de vida dos indivíduos idosos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/311
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEANE DEBORA ARAUJO ROCHA e SANDRA KELLY DE ARAUJO_TCC.pdf396,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.