Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/310
Título: Atuação do enfermeiro na prevenção de infecção de sítio cirúrgico
Autor(es): Teles, Naracelia Sousa Barbosa
Pereira, Jamilly de Oliveira
Freitas, Maria Nair Jaras Silva
Palavras-chave: Prevenção
Enfermagem
Infecção
Cirurgia
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: PEREIRA, Jamilly de Oliveira; FREITAS, Maria Nair Jaras Silva. Atuação do enfermeiro na prevenção de infecção de sítio cirúrgico. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Infecções que se desenvolvem no local de procedimentos cirúrgicos desencadeando uma complicação no mesmo é considerada uma Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC). A realidade mundial é que um em cada dez pacientes que desenvolvem ISC são vítimas de erros que poderiam ser evitados pela assistência à saúde por meio de ações e intervenções planejadas. O objetivo da pesquisa foi identificar na literatura ações para prevenção de infecção de sítio cirúrgico. Trata-se de um estudo realizado por meio de revisão de literatura, a busca dos dados ocorreu no período de agosto/setembro do ano de 2019. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu através da consulta nas bases de dados LILACS - Literatura da América Latina e Caribe e SCIELO (Scientific Eletronic Library online-Brasil), no sítio da Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão utilizados foram artigos publicados em português, dos anos de 2014 a 2018 e textos disponíveis na íntegra. Como critérios de exclusões foram abordadas publicações em outros idiomas e que não respondessem aos objetivos do estudo. Analisando-se as temáticas abordadas nas obras escolhidas, percebeu-se basicamente a recorrência de duas tendências nas produções. Desta forma para a análise dos dados encontrados, a pesquisa foi dividida nas categorias fatores de risco para infecções de sítio cirúrgico; ações da equipe de enfermagem e medidas preventivas da Infecção de Sítio. Ao final da pesquisa foi possível constatar que o enfermeiro e sua equipe ocupam a posição mais próxima dos pacientes com condições técnicas e científicas para avaliar e prestar uma assistência adequada e de tal forma identificar precocemente os fatores de risco para as infecções de sítio cirúrgico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/310
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMILLY DE OLIVEIRA PEREIRA e MARIA NAIR JARAS SILVA FREITAS_TCC.pdf248,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.