Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/309
Título: O papel do agente comunitário de saúde diante do sofrimento psíquico do idoso: barreiras em cena
Autor(es): Paiva Filho, Francisco
Pereira, Isabel Carla Vieira
Sousa, Samara Vieira
Palavras-chave: Agente comunitário de saúde
Idoso
Sofrimento psíquico
Data do documento: 18-Jun-2020
Citação: PEREIRA, Isabel Carla Vieira; SOUSA, Samara Vieira. O papel do agente comunitário de saúde diante do sofrimento psíquico do idoso: barreiras em cena. 2020. 33f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O envelhecimento populacional já é uma realidade no Brasil e demonstra a necessidade de reorientação das ações em saúde para atender as novas demandas desse público, entre elas, a saúde mental. Ainda não são facilmente encontrados estudos com Agentes Comunitários de Saúde relacionados ao sofrimento psíquico do idoso, formando, assim, uma lacuna de conhecimento neste campo. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender a partir da construção de uma cena fictícia o papel dos ACS diante do sofrimento psíquico do idoso. Trata-se de um estudo de revisão de literatura do tipo bibliográfica realizado a partir de publicações acerca da temática em questão resgatadas em bases de dados eletrônicas. A análise dos dados deu-se através da análise de uma cena fictícia construída a partir dos principais achados na revisão e na experiência das autoras em serviços de atenção primária à saúde. Refletiu-se acerca da importância do papel do ACS ao idoso, e, também, as barreiras para prestação de serviço adequado ao usuário. Assim, diante das pesquisas e reflexões publicadas, verificou-se a deficiência na assistência do ACS e dos outros profissionais da ESF ao idoso em sofrimento psíquico por dificuldade de identificação dos sinais e sintomas, adoção de assistência à distância e a medicalização constante como forma de sanar as questões problema. Por isso, acredita-se, firmemente, na pertinência e relevância em novas pesquisas voltadas a essa problemática, para que, assim, mais ações de capacitação do ACS sejam desenvolvidas e, consequentemente, aperfeiçoem as estratégias de cuidado ao idoso em sofrimento psíquico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/309
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL CARLA VIEIRA PEREIRA e SAMARA VIEIRA DE SOUSA_TCC.pdf245,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.