Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/307
Título: Adesão ao tratamento da tuberculose pela pessoa idosa: construção de um álbum seriado
Autor(es): Peres, Dalila Augusto
Sousa, Geisa Carla Rodrigues
Silva, Giselia Santos da
Palavras-chave: Tuberculose
Enfermagem
Idoso
Tecnologia educativa
Data do documento: 17-Jun-2020
Citação: SOUSA, Geisa Carla Rodrigues; SILVA, Giselia Santos da. Adesão ao tratamento da tuberculose pela pessoa idosa: construção de um álbum seriado. 2020. 30f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A tuberculose apresenta importante incidência na população idosa, devido as defesas imunológicas dos idosos estarem fragilizadas com o processo de envelhecimento. Aderir ao tratamento é uma alternativa eficaz para diminuir a doença entre os idosos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi construir um álbum seriado para orientar a prática educativa dos profissionais de saúde acerca da adesão ao tratamento da tuberculose pela pessoa idosa. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas (seleção do conteúdo, das imagens e diagramação do layout). Como resultado foi construído um álbum com 26 páginas, com o tamanho de uma apresentação de power point (1920px x 1080px). Os tópicos abordados foram apresentação, equipe multiprofissional, saúde da família, tratamento diretamente observado, principais efeitos adversos, horários das medicações, apoio da família, sono e repouso, hábitos a evitar e alimentação saudável, importância da atividade física, suporte instrumental ou tangível, estigma e preconceito. Conclui-se que a criação de um álbum seriado como tecnologia educativa pode ajudar a população geriátrica a entender melhor a importância do tratamento da tuberculose, além de instrumentar o enfermeiro para intervenções com maior interação do idoso, participação familiar, vínculo no serviço e discussões de temas que podem melhorar a adesão ao tratamento e contribuir com a cura da tuberculose.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/307
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEISA CARLA RODRIGUES DE SOUSA e GISELIA SANTOS DA SILVA_TCC.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.