Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/298
Título: Desmistificando o papanicolau: elaboração de cartilha educativa para orientação de mulheres
Autor(es): Moura, Denizielle de Jesus Moreira
Gadelha, Cristian Roger da Costa
Barros, Maria Elineuda Castelo Branco
Palavras-chave: Enfermagem
Câncer do colo de útero
Papanicolau
Câncer cervical
Data do documento: 17-Jun-2020
Citação: GADELHA, Cristian Roger da Costa; BARROS, Maria Elineuda Castelo Branco. Desmistificando o papanicolau: elaboração de cartilha educativa para orientação de mulheres. 2020. 38f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: o câncer de colo do útero é o terceiro responsável por mortes neoplasia em mulheres. Sua etiologia está relacionada a questões genéticas, fatores externos e infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). A prevenção dessa neoplasia se dá através de duas linhas: a prevenção primária, com o uso de preservativo no ato sexual, e a secundária que se dá através da realização do exame papanicolau para a identificação precoce e, diante desse contexto, torna-se importante a construção de materiais com tecnologia educativa como facilitador no processo de ensino aprendizagem bem como na promoção da saúde. OBJETIVO: elaborar uma cartilha educativa sobre o exame papanicolau para orientar mulheres entre 25 e 64 anos, ou que já tenham iniciado a vida sexual, assim melhorando a adesão ao exame. METODOLOGIA: realizado entre agosto de 2019 a junho de 2020 este estudo metodológico foi dividido em três etapas: definição do construto teórico; definição do layout, letras e cores; diagramação. RESULTADOS: o material foi desenvolvido com o auxilio da ferramenta canva para o design e totalizou 31 páginas. A cartilha intitulada "Desmistificando o papanicolau: um guia para mulheres" foi dividida em: elementos pré-textuais (capa, página de apresentação e índice); elementos textuais (assuntos descritos a seguir); e elementos pós-textuais (agradecimentos, convite e referências). CONSIDERAÇÕES FINAIS: tendo em vista a importância do exame, a elaboração da cartilha se configura como uma ferramenta de apoio à orientação e incentivo das mulheres para a realização do exame papanicolau.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/298
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIAN ROGER DA COSTA GADELHA MARIA e ELINEUDA CASTELO BRANCO BARROS_TCC.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.