Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/296
Título: Cuidados de prevenção a depressão pós-parto e suporte a mulheres no período puerperal
Autor(es): Nogueira, Antonio Adriano da Rocha
Silva, Cicera Arielle dos Santos
Silva, Fabiana Eusebio da
Palavras-chave: Depressão pós-parto
Relações familiares
Saúde da mulher
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: SILVA, Cicera Arielle dos Santos; SILVA, Fabiana Eusébio da. Cuidados de prevenção a depressão pós-parto e suporte a mulheres no período puerperal. 2020. 35f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Depressão pós-parto é uma condição muito comum, apresentada por mulheres no período puerperal, ocorrendo geralmente quatro semanas após o nascimento do bebê. Na gravidez a mulher passa por modificações e mudanças, havendo alterações corporais e hormonais devido ao crescimento do feto, acarretando efeitos físicos e psíquicos. O objetivo deste estudo foi descrever os cuidados de prevenção à depressão pós-parto e suporte a mulheres no período puerperal. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura iniciada no segundo semestre de 2019, com 23 artigos selecionados da plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que abrange várias bases de dados relevantes em saúde. Foram realizadas buscas por meio de cruzamentos dos seguintes descritores: 1.Depressão pós-parto; 2.Relações familiares 3.Saúde da mulher. Foram selecionados documentos do tipo artigo científico com texto completo disponível, no idioma português e publicados a partir de 2015. Esta seleção resultou em 23 artigos, dos quais 03 eram repetidos por serem encontrados em bases de dados diferentes dentro da BVS e outros 05 foram excluídos após leitura. Resultando finalmente em uma amostra de 15 artigos. Organizamos em duas categorias: 1.Depressão pós-parto, sinais, sintomas, prevenção e tratamento; 2.Epidemiologia; Cuidados e suporte à mulheres no puerpério ; O surgimento desse transtorno no período gravídico puerperal pode sofrer influências de fatores sociodemográficos, psicológicos, hormonais. Sendo necessário conhecimento técnico a fim de detectar mudanças físicas e emocionais precocemente na gestante acompanhada, realizando assim uma prevenção e acompanhamento da mulher, com encaminhamento para outros serviços quando necessário.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/296
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CICERA ARIELLE DOS SANTOS SILVA FABIANA EUSÉBIO DA SILVA_TCC.pdf301,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.