Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/295
Título: A construção de um aplicativo para o cuidado de enfermagem à gestante com HIV na atenção básica
Autor(es): Peres, Dalila Augusto
Rodrigues, Bruna Vitoria Barros
Abreu, Maria Synthia Miranda
Palavras-chave: Enfermagem
HIV
Pré-natal
Data do documento: 17-Jun-2020
Citação: RODRIGUES, Bruna Vitória Barros; ABREU, Maria Synthia Miranda. A construção de um aplicativo para o cuidado de enfermagem à gestante com HIV na atenção básica. 2020. 49f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: É durante pré-natal que algumas mulheres acabavam sendo diagnosticadas com HIV, através dos testes rápidos. Por isso, há uma grande necessidade de enfermeiros capacitados para orientar a gestante sobre o acompanhamento em linhas de cuidados. OBJETIVO: Construir um aplicativo de celular para os enfermeiros sobre a gestante com HIV na atenção básica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo com abordagem metodológica, sendo as etapas: seleção do conteúdo, diagramação, composição do layout e a criação do ambiente virtual. O aplicativo foi construído para o público alvo de enfermeiros da atenção básica. Para a etapa de seleção de conteúdo foi realizada uma revisão da literatura, obtendo um maior aprofundamento teórico. As etapas de diagramação e a composição layout foram desenvolvidas de modo que pudessem oferecer uma sensação de conforto visual no uso e praticidade do aplicativo. RESULTADOS: o aplicativo foi nomeado por Nursing Guide. O conteúdo foi organizado em 8 tópicos, sendo respectivamente: ‘HIV e Aids’, ‘Aconselhamento do teste rápido’, ‘Consulta pré-natal’, ‘Direitos e deveres’, ‘Adesão ao tratamento’, ‘A terapia antirretroviral’, ‘A saúde mental da gestante’ e a ‘Transmissão vertical’. Para cada tópico, foram incluídos subtópicos que detalham as condutas, assim o enfermeiro pode usar o aplicativo como guia durante a realização da consulta, além de ser um meio confiável na busca de informações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização desse estudo nos proporcionou a criação de um aplicativo que permite, de maneira clara e objetiva, orientar os enfermeiros no cuidado às gestantes, que vivem com HIV, na Atenção Básica. Acredita-se que o uso desta tecnologia facilitará o acesso à informação no momento da consulta e pode ser validado posteriormente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/295
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA VITÓRIA BARROS RODRIGUES MARIA SYNTHIA MIRANDA ABREU_TCC.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.