Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/290
Título: Comunicação em saúde e humanização da assistência: atuação da equipe multidisciplinar nos cuidados com o pé diabético
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Feitosa, Ana Carolina Ferreira
Barbosa, Leonardo Pereira
Palavras-chave: Enfermagem
Comunicação em saúde
Humanização da assistência
Diabetes Mellitus
Pé diabético
Data do documento: 19-Jun-2020
Citação: FEITOSA, Ana Carolina Ferreira; BARBOSA, Leonardo Pereira. Comunicação em saúde e humanização da assistência: atuação da equipe multidisciplinar nos cuidados com o pé diabético. 2020. 50f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico que acarreta diversas complicações, dentre estas, destaca-se a mais prevalente, o pé diabético (PD). Para tanto, torna-se necessário à atuação da equipe multidisciplinar nos cuidados com o PD, destacando o enfermeiro, os quais poderão sensibilizar os pacientes para diminuir esse desfecho. A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar o processo de comunicação e humanização da assistência em saúde realizada por uma equipe multidisciplinar nos cuidados com pé diabético evidenciado na literatura. Trata-se de uma “Revisão Integrativa”, desenvolvida entre agosto de 2019 a junho de 2020, no município de Fortaleza-Ceara, tendo como fonte de pesquisa a base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e National library of medicine (PUBMED). Logo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, a amostra do estudo foi composta de 12 publicações científicas. Destacaram as seguintes informações: estudos brasileiros (4-33%); publicações em 2026 (4-33%); estudos descritivos (7-58%) com nível de evidência IV, ademais, houve uma diversidade nos tipos de periódicos publicados. Diante das evidências encontradas foi possível construir duas categorias de temáticas: 1) Cuidado humanizado na prática clínica e gerencial da pessoa com pé diabético (sete artigos) e 2) Educação em saúde e comunicação nos cuidados com o pé diabético (nove artigos). Ressalta-se que quatro publicações evidenciava uma similaridade nos assuntos abordados nas duas categorias. Na categoria 1, observou-se que existe uma carência de conhecimento de medidas preventivas com os pés, e que o cuidado humanizado foi imprescritível para melhorar esse conhecimento. Já na categoria 2, a mais expressiva, trouxe a importância das ações de educação em saúde e uso de tecnologias como telemedicina e intervenção baseada na comunicação participativa, facilitando a comunicações entre pacientes/familiares e profissionais. Concluiu-se através das evidências cientificas que, o método de comunicação em saúde facilitou a aprendizagem e as condutas para os cuidados com os pés diabéticos. É necessário que os profissionais da saúde adotem essas técnicas educativas no dia a dia de seu trabalho para alcançar maior efetividade no alcance dos objetivos da educação para a saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/290
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA FERREIRA FEITOSA e LEONARDO PEREIRA BARBOSA_TCC.pdf486,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.