Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/287
Título: Características clínicas de gestantes com sífilis em um município da região metropolitana de Fortaleza
Autor(es): Peres, Dalila Augusto
Lima, Ana Beatriz Gomes
Silva, Natalia Hanna Ferreira da
Palavras-chave: Sífilis
Gestação
Notificação de doenças
Cuidado pré-natal
Data do documento: 17-Jun-2020
Citação: LIMA, Ana Beatriz Gomes; SILVA, Natália Hanna Ferreira da. Características clínicas de gestantes com sífilis em um município da região metropolitana de Fortaleza. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A sífilis gestacional é classificada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), com transmissão do Treponema pallidum resultante de uma exposição sexual, que poderá ocorrer antes, ou durante a gestação. A infecção pode ser classificada a partir da sintomatologia, como sífilis primaria, secundaria ou terciaria. O objetivo geral deste estudo foi analisar as características clínicas de gestantes com sífilis em um município da Região Metropolitana de Fortaleza, e identificar a idade gestacional, classificação clínica, momento do diagnóstico da sífilis materna, desfecho do tratamento materno, como também verificar a realização do tratamento dos parceiros das gestantes com sífilis. Tratou-se de um estudo transversal de gestantes com diagnóstico para sífilis, a partir de dados coletados do DATASUS. Os resultados foram que 88% das gestantes realizaram o pré-natal, 52% foram diagnosticadas durante o pré-natal, 45% estavam no primeiro trimestre, 39% destas foram classificadas em sífilis terciária, 50% das gestantes obtiveram um tratamento inadequado e 56% dos parceiros não foram tratados. Deste modo considera-se que além da educação em saúde, é importante o diagnóstico precoce e a vinculação ao serviço para tratamento adequado da gestante, e também do parceiro, a fim de prevenir a sífilis congênita.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/287
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BEATRIZ GOMES LIMA e NATÁLIA HANNA FERREIRA DA SILVA_TCC.pdf717,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.