Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/280
Título: Efeitos do treinamento de força na terceira idade
Autor(es): Costa, Roberta Oliveira da
Leal, Samir Furtado Dantas
Palavras-chave: Treinamento
Força
Idosos
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: LEAL, Samir Furtado Dantas. Efeitos do treinamento de força na terceira idade. 2020. 24f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Nas últimas décadas foi possível observar que a expectativa de vida aumentou muito na população de idosos no Brasil e no mundo. O ser humano ao chegar à terceira idade é acometido por várias situações que o dificultam a manutenção de práticas saudáveis como exercícios físicos. Algumas dessas causas são o sedentarismo, a depressão, desgastes muscular e ósseo. O treinamento de força evidencia-se como uma estratégia eficaz e abrangente, no que se refere ao aumento da massa e força muscular, possibilitando maior autonomia funcional aos idosos. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa de campo, de forma quantitativa, transversal e de caráter, descritiva, utilizando um questionário criado com a ferramenta Google Forms, com alunos(as) de uma academia de atividades físicas, localizada em Fortaleza,CE. Os dados foram coletados entre os meses de março à junho de 2020, onde a amostra foi composta por 72 adultos ativos e praticantes de musculação. Os resultados obtidos destacam a buscar pela prática da atividade física, para 49%, aconteceu por vontade própria, 37% saúde, 12%, recomendações médicas e 2% estética. Com relação às patologias apresentadas, 29% descrevem dores articulares, 25%, hipertensão, 25%, descrevem outras patologias e diferentes patologias citadas, 11% obesidade, 7%, artrose, 6%, depressão, 1% diabetes e artrite. Os achados demostram que 63% reconhecem melhoras significativas com a prática da atividade Física e sua associação a força, 28% talvez isso aconteça e apenas 9% não. Conclui que o treinamento de força é muito importante para a funcionalidade e independência dos idosos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/280
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMIR FURTADO DANTAS LEAL_TCC.pdf917,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.