Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/270
Título: Resposta da temperatura da pele 72 horas após uma partida em jogadores de futebol
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Sousa, Jose Alisson Lima de
Palavras-chave: Termografia
Fadiga muscular
Futebol
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: SOUSA, José Alisson Lima de. Resposta da Temperatura da Pele 72 horas após uma partida em Jogadores de Futebol. 2020. 28f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Futebol historicamente vem sofrendo uma notória mudança, sendo cada vez mais competitivo e desgastante, por conta de diversas variáveis que afetam fisiologicamente o atleta. Segundo vários estudos lidos, a principal ocorrência de lesão são nos membros inferiores, que apresentam cerca de 92% dos traumas, existem fatores já estudados, extrínsecos e intrínsecos para uma lesão, dentre eles o acúmulo de fadiga, com isso, vem a ser de extrema importância o acompanhamento individual de cada atleta, tentando verificar algum indício que possa acarretar futuramente um trauma para o desportista. O controle de carga é uma importante ação para evitar uma sobrecarga para o atleta, assim entra o objetivo deste estudo, que é verificar se a fadiga está relacionada com o aumento da temperatura de pele após 72 horas pós jogo, tema que a nível mundial, poucos estudos foram encontrados para o futebol, .Participaram da pesquisa, atletas da categoria sub-17 do Ceará, que disputa as principais competições nacionais em categoria de base, foi realizada uma coleta pré e 72 horas pós jogo, nessa coleta observou que a temperatura da pele pós 72 horas uma partida de futebol não teve diferença em relação a temperatura pré jogo, com isso não havendo correlação com a nossa hipótese. Utilizamos uma sala climatizada á 23°C, uma câmera termográfica e fizemos o protocolo solicitado para a análise, com toda a estrutura que o clube nos proporcionou.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/270
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ ALISSON LIMA DE SOUSA_TCC.pdf704,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.