Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/269
Título: Efeitos do exercício físico em idosos praticantes de musculação
Autor(es): Ferreira Junior, Jose Ribamar
Gurgel, Joao Vitor Andrade
Palavras-chave: Idosos
Motivação
Atividade física
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: GURGEL, João Vítor Andrade. Efeitos do exercício físico em idosos praticantes de musculação. 2020. 27f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A população idosa vem aumentando consideravelmente, gerando a necessidade de mudanças na estrutura social, para que essas pessoas tenham uma qualidade de vida. Assim, apontamos a atividade física como uma política propícia de prevenção e promoção da saúde dos idosos. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a prática da atividade na academia para idosos. A referida pesquisa feita em uma academia de um valor unificado é do tipo exploratória, transversal, descritiva e quantitativa. O foco da investigação foi composto por 10 idosos, sendo 5 homens e 5 mulheres que responderam um questionário formalizado, contendo 6 questões fechadas. Os resultados foram surpreendentes, pois, 50% dos idosos foram motivados a praticar atividades físicas para a manutenção da saúde, realizando 5 sessões de exercícios semanalmente. Sendo que 40% dos entrevistados já praticam exercícios físicos á mais de 2 (dois) anos. Como consequências positivas, 60% deste pessoal apresentou melhora na sua autoestima, diminuição do estresse e ansiedade. O fator negativo foi a constatação de que, dos 10 pesquisados (100% da amostra) que praticam atividade de musculação, 80% apresentaram como malefícios dores na musculatura do corpo, câimbras entre outros. Concluímos que os benefícios da atividade física são efetivas e percebidos pelos seus praticantes, efetivando uma vida mais saudável na fase da velhice.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/269
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO VÍTOR ANDRADE GURGEL_TCC.pdf444,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.