Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/268
Título: Musculação na adolescência: entre mitos e realizações
Autor(es): Pelarigo, Jailton Gregorio
Silva, Jerfesson Freitas
Palavras-chave: Adolescência
Musculação
Atividade física
Data do documento: 10-Jun-2020
Citação: SILVA, Jerfesson Freitas. Musculação na adolescência: entre mitos e realizações. 2020. 23f. Artigo (Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar os benefícios que a atividade física, com destaque especial para a musculação, desempenha na vida de adolescentes. Partimos da delimitação histórica e social do conceito de adolescência para descortinarmos essa fase tão turbulenta e difícil na vida dos jovens. Entendemos que a Adolescência é um conceito único de análise e importante para a nossa investigação, dessa forma o debateremos em divergência com o termo Puberdade. Empreenderemos uma análise histórica da atividade física/musculação, para compreendermos como o mito da proibição dessa atividade para adolescentes foi criada. Dessa forma, poderemos promover o debate levando como recurso as ideias defendidas por especialistas e estudiosos sobre os imensos benefícios da musculação na vida de adolescentes, não só na parte física, mas na saúde psicossocial. Tendo em mente que o sedentarismo se apresenta na contemporaneidade como um grande inimigo da saúde dos adolescentes, devido aos inúmeros estímulos tecnológicos e suas facilidades de aquisição, se faz imperativo a defesa e incentivo da prática da musculação nessa faixa etária. Objetivamos mostrar a importância de uma atividade guiada e planejada por um profissional da área de Educação Física, no qual este possa realizar o planejamento de forma mais segura e completa para a faixa etária de adolescentes. Respeitando as individualidades e limitações impostas por cada um dos praticantes. Compreendemos que a fase da adolescência é um período onde o indivíduo deseja se auto afirmar, e para isso pode tentar usar a estética proporcionada pela musculação como ponte para essa aparição social, dessa maneira, buscamos esclarecer algumas condições psicológicas derivadas desse processo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/268
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JERFESSON FREITAS SILVA_TCC.pdf299,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.