Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/267
Título: Percepção da imagem corporal de pessoas com deficiência visual de praticantes de goalball e futebol de 5
Autor(es): Cunha, Raissa Forte Pires
Araujo, Janio da Silva
Palavras-chave: Deficiência visual
Imagem corporal
Representação social
Data do documento: 27-Mai-2020
Citação: ARAUJO, Janio da Silva. Percepção da imagem corporal de pessoas com deficiência visual de praticantes de goalball e futebol de 5. 2020. 37f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Existem 2,2 bilhões de pessoas com deficiência visual em todo o mundo atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde em seu relatório realizado em outubro de 2019. No Brasil, em 2011, existiam 16,6 milhões de pessoas com deficiência visual. Com um número tão expressivo de pessoas com deficiência visual, se faz necessário uma maior adaptabilidade do meio para promover uma melhor qualidade de vida e interação dessas pessoas. A deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial de um ou ambos os olhos. Pode ser dividida em deficiência visual moderada, deficiência visual severa e cegueira. As pessoas com deficiência visual não têm um parâmetro para saber sobre sua composição corporal de forma mais fidedigna, esse trabalho tem como objetivo avaliar como essas pessoas se reconhecem perante a sociedade, sua satisfação com o próprio corpo e comparando com pessoas sem deficiência como a mídia influencia ou não a satisfação com o corpo. O cenário foi de pessoas tanto sedentária quanto praticantes de esportes. Participaram da pesquisa 18 pessoas de ambos os sexos, avaliadas por uma versão brasileira do Body Shape Questionnaire (BSQ), questionário semiestruturado com perguntas relacionadas a auto percepção da imagem corporal com 16 perguntas. Os principais resultados apontam que os deficientes visuais têm uma boa percepção corporal e estão satisfeitos com o corpo que tem, conclui-se que como eles não sofrem influência da mídia visual, que explora alguns tipos de corpos-padrão, eles têm satisfação pelo biotipo que possuem. O trabalho tem importância tanto para pessoas com deficiência visual como acadêmicos em Educação Física, de modo a terem uma ferramenta que possam avaliar a satisfação das pessoas com deficiência visual em relação ao seu corpo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/267
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANIO DA SILVA ARAÚJO_TCC.pdf377,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.