Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/266
Título: Doses abusivas de esteroides anabolizantes em usuárias no município de Fortaleza
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Rocha, Ivo Bruno Gonçalves
Palavras-chave: Esteroides anabolizantes
Esteroides em mulheres
Efeitos colaterais
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: ROCHA, Ivo Bruno Gonçalves. Doses abusivas de esteroides anabolizantes em usuárias no município de Fortaleza. 2020. 25f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Nos dias atuais, cresce a cada dia a busca por um padrão estético do corpo perfeito, pessoas aderem uma vida mais ativa, com práticas de exercícios físicos, e uma alimentação alinhada para o seu objetivo. Entretanto, o anseio pelos resultados a curto prazo faz com que a busca por meios ilícitos, como o “dopping”, também venha a crescer. Objetiva-se verificar o uso abusivo de esteroides anabolizantes em usuárias de um município de fortaleza. Quanto aos objetivos específicos: a) Identificar qual tipo de esteroide é mais utilizado; b) Verificar as dosagens utilizadas; c) verificar se as usuárias tem acompanhamento médico no processo de uso. O cenário foi realizado no município de Fortaleza, entre os meses de março a maio de 2020, no âmbito virtual, através da plataforma Google Forms. Participaram da pesquisa foram mulheres escolhidas de forma intencional, após convite do autor por meio do aplicativo “whatsapp”, e de forma não intencional após o compartilhamento em grupos femininos de musculação do mesmo aplicativo. Para a coleta de dados, foi realizada por meio de questionário no site do Google Forms. Os principais resultados apontam, os tipos de drogas utilizados pelas usuárias de um município de fortaleza é bem variado, tendo destaque para a oxandrolona, decadurabolin (nandrolona), e winstrol (estanozol), grande índice de uso por mais de um ano, uma grande porcentagem no uso de 2ml por semana de droga administrada, grande parte das usuárias não procuram acompanhamento médico, para o processo de uso de esteroides anabolizante. Conclui-se que que a forma que as usuárias estão utilizando esses tipos de drogas, com quantidades elevadas por semana, por um longo prazo, sem acompanhamento profissional necessário para uma administração segura, está equivocada e abusiva, visto os paramentos visto em literaturas sobre o assunto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/266
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVO BRUNO GONÇALVES ROCHA_TCC.pdf780,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.