Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/263
Título: Efeito do polimento na performance esportiva, marcadores fisiológicos e variáveis de desempenho: uma revisão sistemática
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Bezerra, Francisco Natanael Vieira
Palavras-chave: Fase de polimento
Fadiga
Marcadores
Rendimento
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: BEZERRA, Francisco Natanael Vieira. Efeito do polimento na performance esportiva, marcadores fisiológicos e variáveis de desempenho: uma revisão sistemática . 2020. 23f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Como forma de possibilidade para um monitoramento sobre esse estresse reduzido, cientistas do esporte utilizaram marcadores biológicos, Mujika (2003) apontou estes marcadores, são eles os marcadores hormonais, hematológicos, bioquímicos e psicológicos. Objetivo é investigar na literatura científica, estudos que avaliaram a relação entre a utilização da fase de polimento e o comportamento da performance esportiva, dos marcadores fisiológicos ou psicológicos e das variáveis de rendimento de cada modalidade esportiva. Foram utilizados somente estudos publicados em inglês, sem delimitação por ano de publicação e na base de dado PubMed. Os descritores selecionados para a busca foram: “Training Load”, Performance, Maximization, "Polishing Phase", Taper. Resultando em 29 artigos potenciais, após leitura aprofundada, 20 estudos foram eliminados por falta de acesso a revista, por estar fora da data limite, por incoerência com a temática e por critérios de inclusão; o que resultou no total de 9 estudos escolhidos como base teórica para esta revisão sistemática. Em um contexto ideal, a junção de todas as variáveis utilizadas para identificar os processos de fadiga aparenta ser a melhor opção, entretanto, em contextos com menos recursos disponíveis a utilização de questionários de percepção da fadiga parece ser a melhor opção.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/263
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO NATANAEL VIEIRA BEZERRA_TCC.pdf715,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.