Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/256
Título: A prática do ballet fitness em mulheres adultas: aspectos motivacionais
Autor(es): Costa, Roberta Oliveira da
Bastos, Daniela Gomes
Palavras-chave: Ballet fitness
Motivação
Benefícios
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: BASTOS, Daniela Gomes. A prática do ballet fitness em mulheres adultas: aspectos motivacionais. 2020. 33f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O ballet clássico é uma modalidade de dança, considerada uma arte milenar. É praticada por ambos os gêneros e sem restrições de idade. Possui uma técnica específica, regras e nomenclatura própria. Da mescla de passos do ballet clássico, com exercícios musculares no solo, surge o ballet fitness, modalidade que se utiliza de movimentos do ballet clássico na barra, cargas e repetições, envolvendo exercícios de força e de alta intensidade. Embora a prática do ballet fitness por mulheres adultas venha se propagando de maneira intensa, ainda não é possível encontrar estudos que relacionem os fatores motivacionais da prática da modalidade por mulheres adultas. Desta feita, o presente estudo teve como objetivo investigar a motivação para a prática do ballet fitness em mulheres adultas, bem como entender os benefícios adquiridos por meio dessa modalidade. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo, de modo transversal, com uma abordagem quantitativa. O cenário da pesquisa foram escolas, academias e estúdios de dança que oferecem aulas de ballet fitness. Participaram da pesquisa 34, indivíduos do sexo feminino, praticantes de ballet fitness com idade igual ou superior a 18 anos, com no mínimo 6 meses de prática. Para a coleta de dados foram utilizados questionários compostos por 12 questões. Os principais resultados apontam que as motivações de mulheres adultas para a prática do ballet fitness para, 26,5% está relacionada a manter- se em forma, 20,6% por questões de saúde, 17,6% para realizar um sonho, 17,6% aumentar o bem-estar corporal, 5,9% por valores estéticos 2,9% melhorar a postura. No entanto, devido à escassez de estudos nesta temática, a discussão dos dados foi limitada, ao mesmo tempo que ressalta o caráter inovador da pesquisa. Os achados do presente estudo despertam a consciência crítica para a relevância dos aspectos biopsicossociais de praticantes de ballet fitness, estimulando futuros estudos sobre os benefícios da prática.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/256
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA GOMES BASTOS_TCC.pdf697,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.