Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/255
Título: A imagem corporal de pessoas com deficiência praticantes de basquete em cadeira de rodas
Autor(es): Cunha, Raissa Forte Pires
Magalhaes, Daiana Queiroz
Palavras-chave: Imagem corporal
Pessoa com deficiência
Basquete em cadeira de rodas
Data do documento: 27-Mai-2020
Citação: MAGALHÃES, Daiana Queiroz. A imagem corporal de pessoas com deficiência praticantes de basquete em cadeira de rodas. 2020. 20f. Artigo (Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Pessoas com deficiência apresentam uma maior dificuldade no processo de autoconhecimento e aceitação da própria imagem. A deficiência física, ainda é acompanhada por conceitos estigmatizantes que potencializam a imagem de inferioridade que causam depressão, baixa autoestima e exclusão social. O desporto e a prática de exercícios físicos, servem como uma ferramenta de reabilitação física, social e psicológica que trazem melhora na autoestima, consequentemente, na aceitação da imagem corporal. O presente estudo teve como objetivo avaliar a imagem corporal de pessoas com deficiência (PCD) física praticantes de basquetebol em cadeira de rodas da equipe Adesul-Forteza Esporte Clube. Participara da pesquisa 12 atletas praticantes de basquete em cadeira de rodas, de ambos os sexos, com a faixa etária de 24 a 52 anos, que fazem parte da equipe Adesul-Fortaleza Esporte Clube. A avaliação da imagem corporal foi realizada através do questionário sobre deficiência física e estima corporal PDBEQ –(TALEPOROS et al, 2002). Os resultados apontaram que atletas basquete em cadeira de rodas apresentam, uma maior satisfação da imagem corporal, acarretada pela prática do esporte. Porém, através do questionário PDBEQ, foi possível apurar uma variação nos resultados, pois alguns atletas ainda apresentam grande insatisfação com a imagem corporal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/255
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANA QUEIROZ MAGALHÃES_TCC.pdf405,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.