Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/253
Título: A aplicacao da unidade tematica lutas nas aulas de educacao fisica escolar
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Pontes, Chayanny Lopes
Palavras-chave: Lutas
Educação física
Escola
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: PONTES, Chayanny Lopes. A aplicacao da unidade tematica lutas nas aulas de educacao fisica escolar. 2020. 21f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As lutas existem desde a história antiga, fazendo parte da evolução natural dos indivíduos, lutavam como forma de sobrevivência. No contexto atual, a temática lutas tem foco as práticas de disputa corporal, onde os participantes empregam técnicas para imobilizar, desequilibra, atingir ou afastar o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversários O estudo aqui apresentado tem como objetivo verificar se o conteúdo de lutas é aplicado nas aulas de Educação Física Escolar, levando em conta as orientações descritas na BNCC. Os participantes das pesquisas, foram professores de Educação Física do ensino básico de escolas públicas e particulares, que responderam perguntas feitas através da ferramenta Google Forms. A partir das respostas dos 16 participantes, foi possível verificar que todos consideram o ensino do conteúdo de luta importante para a formação integral doa alunos, porem a maioria a maior parte afirma não ter segurança para administrar as aulas de lutas. Assim, considerando que o assunto não foi bem trabalhado na formação acadêmica, de forma a garantir o domínio do conteúdo. Sendo assim, em sua maioria, a temática lutas consta no plano anual da maioria dos professores, para ser vivenciada apenas uma vez no ano. Dessa forma, a pesquisa verificou que a temática lutas não se destaca como conteúdo trabalhado de forma frequente nas aulas de Educação Física Escolar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/253
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAYANNY LOPES PONTES_TCC.pdf360,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.