Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/252
Título: A prática de exercícios físicos durante o período do isolamento social em virtude do Covid-19 em Fortaleza-CE.
Autor(es): Cunha, Raissa Forte Pires
Oliveira, Cassiano Farias de
Palavras-chave: Exercício físico
Covid-19
Isolamento social
Data do documento: 8-Jun-2020
Citação: OLIVEIRA Cassiano Farias de. A prática de exercícios físicos durante o período do isolamento social em virtude do Covid-19 em Fortaleza-CE. 2020. 24. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Sabe-se que hoje há diversos locais para praticar exercício físico, como academia, praças, parques, praias, ruas\avenidas e outros locais, assim como há diversos tipos de exercícios. Entretanto, um evento mudou a forma como as pessoas se relacionam o corpo e com o exercício físico: o COVID-19. No dia 11 de maço de 2020 a OMS declarou estado de pandemia pelo alto índice de contaminação do COVID-19 entre pessoas em diversos países, recomendando o isolamento social. A No dia 19 de março de 2020 o Governador do estado do Ceará Camilo Santana, publicou o decreto nº33.519, proibindo aglomeração em locais não essenciais. Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. No final do ano de 2019 surgiu um novo vírus dessa família na China, chamado de Sars-cov-2, provando uma Doença chamado de COVID-19, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. O objetivo dessa pesquisa é identificar se as pessoas da cidade do Fortaleza-CE estão dando continuidade aos exercícios físicos em casa durante o isolamento social decorrente do Covid-19. A pesquisa foi realizada de maneira virtual, onde foi enviado um link com questionário através de e-mail e redes sociais de pessoas que praticava exercício físico antes do isolamento social. A pesquisa consta com uma amostra de 98 participantes maiores de 18 anos, onde 75,5% são mulheres, onde ao todo tinha menos de 30 anos (64,3%). A pesquisa mostrou que 41,8% das pessoas não está tendo mais uma vida fisicamente ativa em casa e que maior dificuldade ao todo em fazer exercício físico em casa é indisposição (59,8%). Contudo, a pesquisa revelou uma quantidade relevante de pessoas que deixaram de fazer exercício físico e número muito alto de pessoas que se sente indisposta para fazer exercício físico em casa. Vale ressalta que, a pesquisa foi realizada durante a pandemia, justificando a ausência de estudos para fortalecer a pesquisa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/252
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASSIANO FARIAS DE OLIVEIRA_TCC.pdf222,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.