Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/247
Título: A termografia infravermelha e o dano tecidual ocasionado pelo exercício físico: uma revisão sistemática
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Souza, Antonio Jose Cordeiro de
Palavras-chave: Termografia infravermelho
Dano tecidual
Exercício físico
Data do documento: 10-Jun-2020
Citação: SOUZA, Antonio José Cordeiro de. A termografia infravermelha e o dano tecidual ocasionado pelo exercício físico: uma revisão sistemática. 2020. 25f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A termografia tem se popularizado no meio esportivo por ser um instrumento de fácil utilização e seguro no acompanhamento do nível da temperatura da pele em decorrência do estimulo recebido, assim possibilita minimizar os riscos de lesões e monitorar a evolução do tratamento de atletas lesionados. Os marcadores indiretos de dano muscular (CPK, LDH e CK), são utilizados para mensurar o nível da lesão muscular ocasionada pelo exercício ou pratica esportiva. O presente estudo utilizou as plataformas de dados Pubmed e Google acadêmico na busca por artigos que tratassem de ambos os métodos e da correlação entre a termografia infravermelho e marcadores indiretos do dano tecidual, contudo a pequena quantidade de artigos encontrados (5 artigos), e somente um artigo demostrou correlação da temperatura com marcadores indiretos de dano tecidual, entretanto esse estudo utilizou um protocolo especifico para atletas de judô o que dificulta a replicação para outros esportes ou pratica de exercício.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/247
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO JOSÉ CORDEIRO DE SOUZA_TCC.pdf341,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.