Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/237
Título: A importância das micro e pequenas empresas para a geração de empregos no Brasil: entre a reforma trabalhista e a pandemia
Autor(es): Cidrao, Tais Vasconcelos
Farias, Sebastiao Alves
Palavras-chave: Microempresas
Empresas de pequeno porte
Empregos
Pandemia
Data do documento: 23-Jun-2020
Citação: FARIAS, Sebastião Alves. A importância das micro e pequenas empresas para a geração de empregos no Brasil: entre a reforma trabalhista e a pandemia. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A finalidade básica do presente artigo é destacar que o isolamento social, fruto da Pandemia (COVID-19), desacelerou o crescimento econômico do Brasil, previsto para o período 2018-2023. Para tanto, utilizou-se a metodologia bibliográfica, por ser baseada em artigos e publicações de revistas, livros e anais científicos, bem como uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, utilizando o método dedutivo de pesquisa. O objetivo geral do presente artigo é explicar cientificamente que a pandemia do novo Coronavírus desacelerou o crescimento econômico previsto para o período 2018-2023, que por sua vez teve início com abertura do Brasil para o mercado internacional e com a concessão de incentivos legais as empresas de micro e pequeno porte. Além disso, foi visto que existem pontos negativos e positivos ao empreender no Brasil, entretanto, com a prevalência dos negativos, aumentou-se ainda mais a taxa de desemprego de forma proporcional à falência empresarial das EPP e ME. Dessa forma, os incentivos legais (Reforma Trabalhista e Lei de Liberdade Econômica) acarretaram na breve melhora, que não mostrou sazonalidade, devido a Pandemia (COVID-19), que por sua vez é a principal responsável pelo aumento periclitante do desemprego e da falência empresarial em 2020, adiando a eficácia das respectivas leis na diminuição deste número.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/237
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIÃO ALVES FARIAS TCC.pdf404,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.