Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/236
Título: Sistema penitenciário: a sociedade como agente ressocializador
Autor(es): Teofilo, Carlos Teixeira
Braga, Samela de Lima
Palavras-chave: Sistema penitenciário
Ressocialização
Execução penal
Sociedade
Sistema aberto e semiaberto
Data do documento: Jun-2020
Citação: BRAGA, Sâmela de Lima. Sistema penitenciário: a sociedade como agente ressocializador. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O instituto de ressocialização vem sendo cada vez mais utópico para a sociedade brasileira, merecendo medidas urgentes a serem adotadas pelo Estado e uma mudança comportamental da sociedade. O presente trabalho busca investigar como a sociedade pode atuar no caráter ressocializador da pena, por meio do conhecimento das leis existentes na esfera Federal e Estadual, entendendo como o Governo do Ceara vem atuando para prestar as devidas assistências penitenciárias e identificar como a sociedade pode colaborar para o processo ressocializador. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com base na doutrina, legislação e jurisprudências acerca do tema. Como resultado, verificou-se a existência de fortes estigmas sociais, que dificultam o retorno do preso e egresso ao convívio social, como também omissão do governo em prover um retorno gradual e progressivo aos detentos. Conclui-se que seja necessária a criação de casas de albergarias e colônias agrícolas no Estado cearense, para que, efetivamente, seja proporcionada ao preso e egresso o direito aos sistemas semiaberto e aberto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/236
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÂMELA DE LIMA BRAGA_TCC.pdf604,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.