Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/224
Título: Princípio da primazia da decisão de mérito e a fungibilidade processual no código de processo civil de 2015.
Autor(es): Vieira, Leonardo Jorge Sales
Carvalho Filho, Jose Huygnes Bezerra de
Palavras-chave: Processo civil
Recursos
Fungibilidade
Requisitos
Possessórias
Data do documento: 2020
Citação: CARVALHO FILHO, José Huygnes Bezerra de. Princípio da primazia da decisão de mérito e a fungibilidade processual no código de processo civil de 2015. 2020. 20f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente artigo se propõe a abordar alguns aspectos para introdução, no ordenamento jurídico brasileiro, do Princípio da primazia da decisão de mérito e da fungibilidade nos procedimentos processuais, em especial nas ações possessórias. Consagrado também na esfera recursal, este instrumento processual possibilita aos operadores do direito usufruírem da idéia de substituição de um recurso por outro em alguns casos, também pode ser utilizado em outros meios processuais. O apego extremo a letra da lei deve ser relativizado pela evolução da sociedade e do próprio sistema processual, exigindo-se uma justificativa para a aplicação rigorosa do formalismo do ato processual, tendo em vista que o processo é o instrumento de atuação do direito material e não um fim em si mesmo. Surge uma nova possibilidade de materialização ao acesso à Justiça em prol das partes. Entendendo ainda que tal princípio é anterior ao novo Código de Processo Civil, porém, ainda se faz presente na atual regramento, inclusive, com mais ênfase.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/224
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ HUYGNES BEZERRA DE CARVALHO FILHO TCC.pdf325,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.